19th abr, 2012

Would you like to be a volunteer at Rio+20 in June?

You must hurry up!

Aberta seleção para voluntários interessados em trabalhar na Rio+20

11 de abril de 2012 ·

Jovens estudantes e profissionais de todo o país interessados em trabalhar como voluntários durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) já podem se inscrever no processo seletivo. O primeiro edital do Programa Voluntariado Rio+20 receberá inscrições até o dia 19 de abril. São 400 vagas para universitários (graduação e pós-graduação) ou para profissionais formados que irão atuar como guias de visitas às comunidades e em atividades nas áreas de sustentabilidade, tecnologia da informação e orientação e apoio da sociedade civil, entre outras.

Além destas vagas, o programa abrirá inscrições para outros dois perfis: voluntários jovens e voluntários do ensino médio (veja abaixo as especificações de cada perfil). Ao todo, serão selecionados 1.700 voluntários.

Perfil dos voluntários

Voluntário jovem: Jovens de 18 a 29 anos provenientes de famílias de baixa renda do Rio de Janeiro, participantes ou ex-participantes de cursos profissionalizantes. Os jovens já deverão ter concluído ou estarem cursando o 9º ano do ensino fundamental.

Voluntário universitário e profissional: Estudantes universitários (cursos de graduação ou pós-graduação) ou profissionais formados de todo o Brasil. A idade mínima para inscrição é de 18 anos.

Voluntários do Ensino Médio: Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro cursando o ensino médio, com idade mínima de 18 anos.

A iniciativa é parte do projeto de cooperação técnica “Parcerias para Realização da Rio+20″, desenvolvido pelo Comitê Nacional Organizador da Conferência (CNO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além do Programa Voluntário, o projeto contempla outras três ações sociais desenvolvidas para a Rio+20: os programas Comunidades Sustentáveis, Cultura+20 e Visitas às Comunidades do Rio de Janeiro.

Para Moema Freire, Oficial de Projetos do PNUD, essa é uma forma que os jovens têm de participar ativamente de eventos de grande porte como a Rio+20. “As comunidades vulneráveis, em particular, ficam afastadas desse tipo de atividade. Esse projeto, portanto, significa antes de tudo inclusão social”, avalia Moema. A iniciativa foi desenvolvida a partir de experiência semelhante realizada em 2007 para os Jogos Pan-Americanos.

Voluntários receberão treinamento em maio

Os voluntários selecionados passarão por um treinamento obrigatório, com carga horária de 20 horas/aula, envolvendo os seguintes temas: Voluntariado e formação cidadã; Histórico da Conferência Rio+20 e sustentabilidade; Direitos humanos, gênero e igualdade racial; e Voluntariado na Rio+20. A capacitação dos jovens será realizada no mês de maio pelo PNUD/CNO, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) e pela Secretaria de Educação do Estado do RJ, cada qual responsável por um perfil.

O conteúdo das oficinas será elaborado por consultores contratados, em consulta com o CNO, o PNUD, o programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) e parceiros, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional de Juventude.

Todos os voluntários participantes do programa receberão ajuda de custos no valor de R$ 25 por dia de treinamento e R$ 35 por dia de atuação.

Atuação durante a Conferência

Os voluntários atuarão por 4 horas diárias, por no mínimo 10 dias, no período de 5 a 30 de junho. As atividades executadas estão divididas em quatro grupos principais:

Visitas às comunidades: acompanhamento do público ao programa de visitação comunitária que será promovido pelo CNO e pelo governo do Estado. Número estimado de voluntários: 200 (sendo 100 residentes das 5 comunidades que receberão visitas e 100 estudantes universitários com fluência em inglês).

Atividades na área de sustentabilidade: Acompanhamento de atividades indicadas pela Coordenação de Sustentabilidade do CNO. Número estimado de voluntários: 300.

Atividades na área de tecnologia da informação (TI): acompanhamento de atividades indicadas pela Coordenação de TI do CNO. Número estimado de voluntários: 100.

Atividades de orientação e apoio à área de sociedade civil: atividades de informação e orientação ao público da Conferência, especialmente nos eventos promovidos nos espaços da sociedade civil. Número estimado de voluntários: 1100.

Ao final do processo, os voluntários receberão certificado de atuação voluntária e serão cadastrados em um banco de dados que será oferecido a outras instituições organizadoras de grandes eventos no Rio de Janeiro, de forma a fomentar a continuidade da iniciativa.

Todo o processo de elaboração e implementação do programa de voluntariado para a Rio+20 será registrado e avaliado pelos consultores contratados. O documento final de registro e avaliação da iniciativa será entregue a instituições organizadoras de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, assim como à Secretaria de Direitos Humanos, como subsídio para a estruturação do Sistema Nacional de Voluntariado que está em fase de concepção.

http://www.rio20.gov.br/documentos/documentos-do-brasil/edital-01-2012-voluntarios-profissionais

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEM5SmZBbTdwOE9UNTRWUnBGSGdiVmc6MQ

Responses

I think this is an amazing work, but i don’t have age for it.

Poxa, eu queria participar….Essa foi uma iniciativa bem legal do governo.
Prof,a senhora viu se poderíamos ir a conferencia em algum dia ?

Ser um voluntário deve ser muito legal, mas pena que eu também não tenho idade suficiente.

Boa oportunidade pra quem é maior de 18 anos.

Eu gostaria muito de ser um voluntário mas não tenho idade suficiente.

Que legal, eu não sabia que tinham vagas para voluntários na conferência do Rio +20. Pena que não tenho idade nem tempo para me candidatar.

unfortunately I cannot attend but would be great

Esqueci de por minha turma no nick.Sorry.

eu queria muito trabalhar ,deparar com outras culturas, infelizmente não tenho idade

Ainda não vi, Matheus!

Achei muito legal a iniciativa de voluntários e gostaria de participar sendo que infelizmente apenas maiores de 18 anos podem.

Professora, achei um video interessantíssimo, que vale apena assistir.
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cYNNxFJzFMY

Recebi sim, Thaynara! Ainda não tinha verificado o blog hoje!
Muito obrigada pela dica – o vídeo é muito bom sim! :-)

Deve ser o máximo ser um voluntário. Mas infelizmente não tenho idade suficiente. Mas seria uma experiência e tanto !

Gosto muito do assunto ” ecologia” e estou adorando poder fazer trabalhos sobre este na escola junto com os professores. Vamos ver se assim os alunos se “toquem” e divulguem a importância desse assunto na vida de cada um de nós.

Leave a response

Your response: