13th abr, 2012

The future you want!

What future do you want for you?

CONTEXTO

O Futuro que Queremos é uma iniciativa para mostrar o que nós – cidadãos do mundo – queremos para nossas vidas e nossas comunidades daqui a vinte anos.

No próximo mês de junho, líderes mundiais irão se reunir no Rio de Janeiro, Brasil, para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada Rio+20. Serão consideradas ações para alcançar um mundo mais sustentável – um mundo onde temos menos pobreza e uma melhor qualidade de vida, onde podemos desfrutar uma melhor segurança, e podemos lidar com os difíceis desafios como mudanças climáticas, rápida urbanização e uma crescente necessidade de recursos à expansão da população global. A Conferência procura realizar esses objetivos:

  • Estimulando ações que possam ajudar pessoas e países a seguir adiante rumo a uma economia mais verde que promoverá mais empregos, maior prosperidade, menos pobreza e a garantia de que viveremos em comunidades decentes e seguras.

  • Melhorando a forma como gerimos os desafios de desenvolvimento sustentável em um nível internacional.

A iniciativa O Futuro que Queremos usará tecnologias de comunicação moderna, incluindo as mídias sociais e a Internet, para engajar pessoas em todo o mundo numa conversa global sobre o tipo de futuro que eles gostariam de ver para suas cidades, vilarejos e bairros.

No entanto, devemos escutar também aqueles que não têm acesso à Internet.

O Kit de Conversação O Futuro Que Queremos oferece sugestões sobre como envolver pessoas de todas as idades em todos os países para entrar nessa conversa global com as ferramentas que elas possuem.

COMO PARTICIPAR

Envie-nos seus pensamentos sobre como seria o futuro num mundo mais sustentável, particularmente para você, sua família e seus vizinhos. Queremos que você seja realista sobre os problemas que você enfrenta e precisa superar. No entanto, queremos também que você seja esperançoso, positivo e construtivo. Aqui estão alguns dos meios para participar na conversa global:

Se você é usuário da Internet, acesse www.futurewewant.org para instruções. Se você não é usuário da Internet, nos envie suas ideais em qualquer dessas seguintes plataformas:

  • Vídeos ou fotografias de assuntos que você deseja sobre sua comunidade – ou assuntos que você pensa que ainda serão parte da vida daqui a 20 anos;

  • Vídeos ou gravações em que você contará suas ideias;

  • Desenhos;

  • Cartas ou curtas redações (300 palavras ou menos).

Ideias podem ser individuais ou produzidas em projetos de escola, reuniões de comunidade, grupos sociais ou pesquisas informais na sua comunidade. Cabe a você escolher.

AQUI ALGUMAS QUESTÕES PARA COMEÇAR A PENSAR SOBRE O FUTURO

  1. Imagine que em 2030 sua comunidade, vizinhança ou vilarejo seja o lugar onde você e sua família desejam morar. O que lhe parece? Como esse lugar está lidando com questões como água, energia, saneamento, empregos, saúde pública e segurança;

  2. Imagine que sua comunidade reflita sua cultura, seus valores e suas tradições. Não necessariamente ela se parece com sua comunidade hoje, ou com comunidades de outros países. O que é único e especial sobre o lugar que você e sua família morarão em 2030?

  3. Quais são as três coisas que você mais ama sobre sua comunidade hoje – o que você quer continuar a ver no futuro? Quais as três coisas que você mais quer mudar?

  4. Imagine que você tenha uma reunião privada com o líder de seu país ou com o Secretário-Geral das Nações Unidas, ou com um reverenciado ancião de sua cultura ou fé. Ele ou ela lhe perguntam: “Quais três ações você gostaria de pedir aos líderes mundiais para serem feitas hoje para ajudar a alcançar um melhor amanhã?” Você pode dizer tudo que quiser. Qual a sua reposta?

  5. Imagine que você tenha um reunião privada com um dos mais poderosos líderes do setor empresarial. Ele ou ela lhe perguntam: “Se você pudesse mudar uma coisa sobre como indústrias e empresas estão contribuindo para o mundo, o que seria?” Qual seria sua resposta?

COMO SUAS IDEIAS IRÃO CONTRIBUIR PARA O FUTURO QUE QUEREMOS

Em março e abril de 2012, as ideias recebidas de pessoas em todo o mundo serão compiladas e revistas por uma equipe de especialistas. Encontraremos os temas, esperanças e aspirações em comum. Baseadas nessas ideias, iremos desenvolver vídeos e outros produtos para mostrar claramente como seria um futuro sustentável daqui a 20 anos a partir da perspectiva de diferentes culturas e países. Exibiremos essas visualizações na Conferência das Nações Unidas no Rio, e depois por todo o mundo.

Na verdade, essas visões serão a voz de pessoas do mundo, mostrando aos nossos líderes o mundo que queremos que eles nos ajudem a criar.

COMO SUBMETER SUAS IDEIAS SE VOCÊ NÃO TEM ACESSO À INTERNET

Por favor, enviá-los para:

Centro de Informação das Nações Unidas – UNIC Rio | Palácio Itamaraty
Av. Marechal Floriano, 196 – CEP 20080-002 | Rio de Janeiro, RJ, Brasil


Transcript:

0:00
If you could build the future,
0:02
what would you want?
0:03
(Emmanuel, Cuba)
0:04
“I want healthy food
0:05
and clean water for all of us”
0:13
(Gabriela, UK)
0:13
“I want a good job
0:14
that helps me and my family”
0:20
(Natalie, Vietnam)
0:20
“I want to swim in clean oceans”
0:28
(Ben, Ghana)
0:28
“I want to leave a healthy planet
0:29
and a world of opportunities for my grandchildren”
0:33
At Rio in June 2012,
0:35
it’s up to all of us to shape our future.
0:39
What future do you want?
0:41
The global conversation starts now.
0:44
Be part of it.
0:48
Rio+20, www.un.org/sustainablefuture

Source: http://www.onu.org.br/rio20/futuroquequeremos/

Responses

Eu quero um futuro que não haja uma desigualdade social.Que exista cuidados com o meio ambiente.Que exista uma forma de lidar com os problemas,que venham a surgir a qualquer momento.Que não haja desemprego.Que haja cuidados com a saúde.Que tenha segurança pelas ruas.Que o lugar que eu irei morar,seja admirável por haver cuidados com tudo em volta.E que a minoria de cuidados que já existe em comunidades,possa crescer ao ponto de chegar à todas as comunidades. Quero que a violência e a pobreza diminua.Quero que a injustiça que o governo comete,acabe.Quero que haja direitos iguais à todos.Quero que todos possam ter oportunidades de trabalho,independente da raça ,cor ou religião,independente que seja gordo ou magro,alto ou baixo.Quero que os governadores se importem em gastar mais dinheiro com o povo,com a sociedade,com a saúde da população,com o meio ambiente do que esbanjar dinheiro com construções.Quero que haja mais tratamento com a água,com os alimentos,com os rios,com os mares,com os lixos,com o esgoto.Enfim,vivemos em um mundo à qual dependemos da natureza para sobreviver,por isso,na minha opinião o maior cuidado que devemos ter,é com ela.

Eu acho realmente que quem estraga o futuro somos nós mesmos, em todos os aspectos. Às vezes somos muito egoístas, não conseguimos nos colocar no lugar dos outros de forma alguma. Penso que será muito difícil que haja uma grande mudança positiva em relação a isso, porque tendemos a deixar tudo para depois. Quando o ser humano perceber, será tarde demais.

Eu gostaria que o governo melhorasse principalmente a saúde no Rio de Janeiro, que fizesse novos hospitais, melhorasse o salário dos médicos, comprasse novos equipamentos. Isso ajudaria muito a salvar a vida de centenas de pessoas que ficam anos esperando na fila pela doação de algum orgão, ou tambem de pessoas que chegam gravEmente feridas em hospitais e morrem por falta de suporte na hora de prestar socorro.
Gostaria que houvesse maior segurança nas ruas, que todos pudessem andar sem se preocupar se a pessoa que esta andando atrás de vc irá te assaltar. Gostaria que todos tivessem direitos iguais, sem preconceitos, que todos soubessem ouvir e respeitar a opinião alheia.
Gostaria tambem que as pessoas se concientizassem, e não jogassem lixo na rua, nos rios ou em morros, porque tudo que vai volta, ou seja, hoje você joga lixo nas ruas, mas amanha pode chover e como você jogou o seu lixo na rua, os bueiros se emtupiram, e a água não tem para onde ir, então ela acaba entrando em sua casa, e você coloca a culpa no governo. Mas nem sempre a culpa é do governo. Se todos tivessem concientização o mundo com certeza seria bem diferente e melhor.

Bom, eu acho realmente que a conferencia do Rio+20 seja boa para dar uma conscientizada na galera, porém resultados podem não ter muitos….Quem estraga somos nós com o maldito individualismo, poucas pessoas se importam com o futuro, qualidade de vida e a pobreza (desde que não atinja a ele mesmo)

Eu quero um futuro onde todos paramos de ser egoístas, egocêntricos,que pensamos no próximo,que acabe a miséria aqui e no mundo onde todos possamos ser diginos, que possamos preservar mais o meio ambiente.

Camila, excelent comment! You have to write this in that site!

Leave a response

Your response: