4th mar, 2012

Qual a diferença entre língua, idioma e dialeto?

Língua, tal como o português, o inglês, o espanhol e o basco (falado na região dos Pirineus, incluindo parte da França e da Espanha), é um sistema formado por regras e valores presentes na mente dos falantes de uma comunidade linguística e aprendido graças aos inúmeros atos de fala com que eles têm contato. Por sua vez, idioma é um termo referente à língua usado para identificar uma nação em relação às demais e está relacionado à existência de um estado político. Por isso, espanhol é um idioma, mas o basco, não, e o português é uma língua e um idioma. Ou seja, o idioma sempre está vinculado à língua oficial de um país. Já dialeto é a designação para variedades linguísticas, que podem ser regionais (como o português falado em Recife e o champanhês, falado na região francesa de Champanhe, com seus sotaques e suas expressões particulares) ou sociais (o português falado pelos economistas, com jargões).

Extraído da Revista Nova Escola

Let’s watch some examples here!

Professor Mary Zeigler of Georgia University talks about the influence that African Americans have had on the development of American English. Her students discuss the importance of their own language as an expression of their cultural identity.

A seguir, extraído também do You Tube, Regional Dialect Meme

Pessoas de diferentes partes do mundo pronunciam as mesmas palavras e frases. Neste caso, percebemos os diferentes sotaques da língua inglesa.

Say These Words: Aunt, Route, Wash, Oil, Theater, Iron, Salmon, Caramel, Fire, Water, Sure, Data, Ruin, Crayon, Toilet, New Orleans, Pecan, Both, Again, Probably, Spitting Image, Alabama, Lawyer, Coupon, Mayonnaise, Syrup, Pajamas, Caught

Now answer these questions: What is it called when you throw toilet paper on a house?

What is the bug that when you touch it, curls into a ball?

What is the bubbly carbonated drink called?

What do you call gym shoes?

What do you say to address a group of people?

What do you call the kind of spider that has an oval-shaped body and extremely long legs?

What do you call your grandparents?

What do you call the wheeled contraption in which you carry groceries at the supermarket?

What do you call it when rain falls while the sun is shining?

What is the thing you change the TV channel with?

Gostaram? Existem dezenas de vídeos desta Meme – basta você procurar por ” Regional Dialect Meme” – Este é um ótimo exercício para praticar pronúncia e perceber que existem diversas variedades da língua inglesa e não existe uma forma mais correta do que a outra.

Responses

O primeiro vídeo fala sobre a influência do inglês na vida dos Afro-americanos. E as mulheres presentes no vídeo, contestam que não existe um inglês certo ou errado, existe o inglês que cada região fala de uma forma diferente.

a gente pode ver que um mesmo idioma pode ser falado de forma diferente em cada lugar do mundo até mesmo entre estados.

That’s exactly it, Camila! :-)

Sim, Maria Clara.

Gostaria de comentar sobre o primeiro vídeo,mas infelizmente não entendi nada. :/

Umh…. Depois eu te ajudo, ok? :-)

Ok.

Turma 1001

Hoje pela primeira vez visitei o NAVEgate e realmente tem coisas muito interessantes. Sobre esse post, vendo os vídeos o primeiro pelo que entendi, é uma discussão sobre a influencia africana na língua inglesa nos Estados Unidos
os modos, as girias, fazem parte do vocabulário.

Que bom, Isabele. Volte outras vezes! E se tiver algum post interessante a fazer, fale comigo que a gente publica aqui! Tem de ser algo que seja bom para os seus colegas também e que de alguma forma tenha ligação com a língua inglesa. Kisses,

esse vídEo fala que o inglês sofre alterações por conta de ser dito de diferentes formas em outras regiões, cada uma com o seu sotaque…

Língua é o conjunto de elementos que constituem a linguagem falada ou escrita.
Idioma é a língua própria de um povo.
Dialeto é a variedade regional ou social ou etária de uma língua.

Leave a response

Your response: