31st out, 2011

Halloween or Saci Day?

What’s your opinion about this?


Hoje também é comemorado o dia do Saci no Brasil. A notícia é antiga, mas o assunto é o mesmo.

Brasileiros trocam bruxa por Saci no Halloween

Sociedade de Observadores de Saci quer valorizar cultura nacional.
Data coincide com Dia das Bruxas para chamar atenção dos brasileiros.

No dia 31 de outubro, é comemorado o Dia do Saci, para homenagear um tradicional personagem do folclore brasileiro. A data escolhida coincide com o Halloween, o Dia das Bruxas, famoso nos Estados Unidos.

“A data foi escolhida propositalmente para chamar a atenção dos brasileiros. O Dia do Saci foi criado como movimento para defesa de mitos nacionais. Considero que temos que divulgar e promover a nossa cultura”, diz Mário Candido da Silva Filho, presidente da Sociedade de Observadores de Saci (Sosaci).

De acordo com ele, a Sosaci não tem a intenção de barrar a comemoração do Halloween. “Cada vez mais as crianças fazem cursos de inglês e, por meio deles, o Dia dos Bruxas foi difundido no país. Não temos a intenção de lutar contra a cultura de outros povos, apenas lutamos a favor da nossa”, diz.

Lenda
De acordo com o presidente da Sosaci, desde que a lenda do Saci Pererê surgiu, ela sofreu alterações. “No início, ele era um garoto indígena, com duas pernas e que gostava de fazer brincadeiras, como dar nó na crina do cavalo, jogar sal na comida. Sem maldade, apenas traquinas”, afirma.

Depois, com a chegada dos negros ao Brasil, a lenda teria sofrido alterações. “Passou a ser negro, ter uma perna só, usar gorro e fumar cachimbo.”

Segundo Silva Filho, o Saci não é um personagem “do mal”, é apenas travesso. “Associar o Saci à imagem de demônio não é válido. Pela lenda, ele é um menino sapeca que preferiu ser livre em vez de viver na senzala nos tempos de colonização do Brasil. A história sofreu alterações. Cada um cria sua imagem do Saci”, completa.

Extraído daqui.

Então é isso – vamos comemorar o Halloween sem esquecer de valorizarmos  nossa cultura também!

Responses

Eu não sabia que o dia 31 de outubro era o dia do Saci e também não sabia que o saci um dia já foi um garoto indígena. Bem legal esse post !! :)

Que bom que você gostou!

Saci Pererê é um personagem lendário. Gosto muito dos arquétipos do folclore brasileiro e também gosto muito do folclore inglês, no caso o Dia das Bruxas.
Não sabia que caia no mesmo dia essas datas, mas é legal ainda mais que o Presidente do Sosaci falou e é sempre importante lembrar que o respeito entre culturas e nações devem ser mútuos.

Leave a response

Your response: