14th set, 2011

Vinícius de Moraes – in English

Since we’re in September, the month dedicated to poetry in our school, here is one poem that is a classic in Brazilian poetry, from the great Master Vinícius de Moraes. He was born Marcus Vinícius da Cruz de Melo Moraes, on October 19, 1913, in Rio de Janeiro, Brazil. Vinícius de Moraes was a seminal figure in contemporary Brazilian music. As a poet, he wrote lyrics for a time classics. He was also a composer, a playwright, a diplomat, and as an interpreter of his own songs, he left several important albums. He died on July 9, 1980.
Here is one of his great poems. Who knows it in Portuguese?

Sonnet of Fidelity

Vinícius de Moraes

Above all, to my love I’ll be attentive
First and always, with care and so much
That even when facing the greatest enchantment
By love be more enchanted my thoughts
I want to live it through in each vain moment
And in its honor I’ll spread my song
And laugh my laughter and cry my tears
When you are sad or when you are content
And thus, when later comes looking for me
Who knows, the death, anxiety of the living
Who knows, the loneliness, end of all lovers
I’ll be able to say to myself of the love (I had).
Be not immortal, since it is a flame
But be infinite while it lasts

Extracted from http://www.beholders.org/mind/poetryandshortstories/95-poetryvinicius.html

Another very good source about Vinícius de Moraes is this one here:

Responses

Teacher, never do that again! Our poetries of our poets are one of our treasures, and these things can’t be translated, that’s to feel. Poetry is like music, you don’t have to understand the words, you have to feel the feeling of the musician or the poet when he sing/say the words.

Tito Liberato
2004

O “Poetinha”, que incrível. Um dos maiores poetas, jornalistas e compositores desse nosso Brasil. Que grande história esse homem tem. Tantas realizações, tantas contribuições. No geral, foram tantas coisas que ele fez, quis fazer e, quem sabe, ainda fará por nós. Afinal, mesmo depois de sua morte, ele ainda continuou vivendo dentro do coração do Brasil.

Ótimo post professora, que nos faz recordar o passado que esse nosso país carrega. Saudades desse Brasil, tão rico; e que hoje, mudou tanto, mas continua rico …

Aiiiii, que lindo *-*
Não sabia que setembro era o mês dedicado aos poetas. Achei muito lindo o poema, principalmente a parte que diz:”But be infinite while it lasts”
Ele consegue descrever em poucas palavras o que alguns não conseguem fazer em muito tempo.

” Que seja eterno enquanto dure” :D

Gabriela Mello Bueno Pereira
Turma:2001

that “text” “poem” which is too beautiful prof.
ps: meu curso de ingles esta começando a servi pra alguma coisa kkkkkk

Lucas Souza P.
2004

Um dos criadores da bossa-nova, um mestre nas poesias e reflexões sobre o amor, Vinicius de Moraes, tenho orgulho de ter o nome idêntico ao seu, porém eu que queria ter idêntico é a tua sensibilidade sobre o mundo, para poder enxergar o que o amor pode nos proporcionar.

Vynicius Morais 2003

Não sou muito chegada em poesia nem sonetos, confesso. Poucos textos me fazem refletir sobre o mesmo e tirar grandes conclusões.
Mas até que achei bonito o que Vinícius de Moraes fez.
Be not immortal, since it is a flame
But be infinite while it lasts
Essa frase é bem conhecida, acho ela bonita e é bastante usada por casais. Mas acho que o valor real dela é realmente sentido só quando se ama, pois só vivenciando a experiência do amor que poderemos querer que se torne eterno.

Amo poesias, mas não tanto de Vinicus de Moraes, haha
Sim, está entre os grandes poetas brasileiros, mas acho que poetas como Ferreira Gullar também mereciam o conhecimento que Vinicius tem, talvez por suas composições e sonetos .
Só para ressaltar, acho que deveríamos também treinar a prática da poesia na escola; Ao invés de apenas escrever textos dissertativos, poderíamos procurar novos meios de interpretação . 2004

Gosto muito do Vinícius de Moraes, principalmente da música “A casa” que é muito conhecida. Eu gosto de lembrar que a escolha do meu próprio nome foi inspirada neste grande poeta.

Vinícius Teixeira – 2003

Legal, Vinícius!

Charles, concordo, Ferreira Gullar também é um grande poeta!
Quanto a praticar a poesia na escola, sugira esta a sua ideia a sua professora de português e/ou literatura. Seria maravilhoso! Precisamos de mais poesia em nosso cotidiano, não acha? :-)

Com certeza, Patricia! :-)

Vinícius inspira poesia em qualquer um, versos cantados que nos enchem de alegria ou as vezes nostalgia… Queria que existi-se mais compositores como ele na nossa geração. Falar da música brasileira sem citar Vinícius é quase um pecado.

Que bom Lucas, keep up the good work!

Curto um pouco poemas, adorei esse, Vinicius de Moraes é um nome de grande importância na cultura brasileira, adorei esse poema, vale a pena pesquisar e conhecer outros, precisamos nos aprofundar mais na poesia.

Viviane Rodrigues T:2002

É obvio que Vinicius de mores era realmente bom no que fazia por isso é muito legal conhecer sobre a sua história, bom pra falaR a verdade não conhecia muito até ver este post e pesquisar sobre o mesmo.

Nome: Diego Fagner.
N° 09.
Turma: 2003.

Bom, sou mais chegada à poesia que aborde temas sombrios e etc. Creio que Vinicius de Morais não seja poeta desse estilo, mas devo reconhecê-lo como um grande homem. Concordo com o Charles em relação à possibilidade de treinarmos mais a poesia, afinal é tão importante quanto os outros tipos de texto. Sei que a dissertação nos prepara para o vestibular, mas devíamos aproveitar um pouquinho enquanto ainda não estamos no terceiro ano. Em falar nisso, eu escrevo muitas poesias e tenho um blog com elas, mas é secreto! RS Talvez quando eu já tiver um monte de poemas eu passe a divulgá-lo ou até mesmo futuramente publicá-lo.

Caroline de Lima Rieger, 2004.

Oi, Gabriela,
Na verdade, eu não sei se setembro é dedicado aos poetas. O que eu sei é que em março existe o dia da poesia, no dia 14, pois é um dia que homenageia também o poeta Castro Alves, já que é o dia de seu nascimento Porém, como disse, em nossa escola, o dia 22 de Setembro será dedicado à poesia.

Que bom que gostou, Pedro! Sou professora de inglês mas valorizo a nossa cultura também, viu? :-)

Caroline, por que secreto? ah……..agora me deixou curiosa! :-)

Que bom que você foi pesquisar sobre ele, Diego!

Não sabia que existia um dia para poesia, achei muito legal, pois tantos nomes históricos são lembrados, e os poetas também têm de ser, pois seus poemas inspiraram e inspiram pessoas há décadas. E com Vinicius de Morais não é diferente, ele é um clássico, um poeta maravilhoso, dono de poemas objetivos e profundos.
Mas gostaria de saber professora porque o dia 22 de setembro foi escolhido?

Gracielly Sampaio – 2002

Gracielly,
Prometo me informar na direção e depois eu conto a vocês. Eu conheço 14 de março como o dia da poesia.

Muito bonito esse poema poderia até quem sabe ter sido cantado por esse grande musico tão influente na Bossa-Nova. Garanto que teria feito muito sucesso. rsrs’

Gabriel da Hora Turma: 2001

Que grande poeta foi esse, o grande Vinícius, poeta, compositor, quantas belas composições ele fez, gosto muito de “Eu Sei Que Vou Te Amar”, “A Casa”, “Rosa de Hiroshima” que eu acho que ele não canta essa, pelo menos eu não ouvi, eu só ouvi o Ney Matogrosso cantando essa, mas essa musica, assim como as outras é muito bonita.

Eu admiro muito essa pessoa, que junto com Tom Jobim, foram um dos criadores da bossa nova, bons tempos em que a musica e a poesia tinham mais valores morais do que hoje.

Raphael Guarnieri
Nº 24
Turma: 2003

Não costumo ler poesias, sou mais de ler livros de ficção, mas gostei dessa poesia. Como o nome da poesia diz “Soneto da Fidelidade”, ele descreveu bem sua fidelidade pelo seu amor. Já escutei muito falar dele, mas nunca tinha parado para ver alguma poesia, ou algo que ele tenha feito.

Lisa Mara Turma: 2002

Muito bonito!! Um dos maiores poetas do Brasil, Vinicius de Morais é muito bom com as palavras, seus poemas são muito bonitos.

Rodrigo Ventura
Turma: 2001

Nossa! Não sabia da existência de um mês que homenageasse a poesia, isso e muito legal e muito importante afinal através das poesias nos podemos fazer muitas coisas, tais como expressaR sentimentos e deixar extravasar emoções. Muito bom gostei muito de saber disso afinal sempre gostei de poesia.

Lucas Mathias – 2003

Vinicius de Morais é um poeta espetacular. Sua facilidade de escrever é absurda, no bom sentido claro. Confesso que não sou muito de parar para ouvir ou até mesmo procurar na internet sobre ele, mas admiro muito tudo o que ele fez na poesia e na música.

João Gabriel Nº16
Turma: 2001

Guilherme Paixão – Turma:2002
Poema muito bonito.

Desculpa, mas tenho que falar do mestre da Bossa Nova, música de cultura puríssima brasileira…
Na música brasileira, ele é um dos gênios…

Obrigado Vinicius, o Brasil te agradece!!!

Apesar de adoraR poesias, sonetos, poemas e literatura brasileira em geral (até porque valorizo mais a nacional do que a estrangeira), prefiro Ferreira Gullar e Maro Quintana (<- Mestre rs). Ferreira Gullar é maravilhoso e Mario Quintana sem palavras para descrever seus escritos. Faz o leitor ler incessamente e, mesmo que não compreenda, ame a leitura por entrar em um universo único. Gosto mais do Vinícius na música, assim como Chico Buarque. Maria Bethania, Gal Costa e Elis Regina. Bjos Sonia.

Jonathan Caroba 2004

Setembro mês dos poetas, nada mais justo que uma pequena homenagem ao grande brasileiro Vincius de Moraes, que com esse lindo peoema só deixa essa postagem mais bonita ainda, já que estamos falando de um homem que só contribuiu com sua sabedoria para nossa cultura. Gostei bastante e parabéns pelo ótimo gosto professora!

Thaynara
2004

Curto muito Vinicius de Moraes. Adoro não só os seus poemas, mas também as suas músicas. Acho super legal como ele utiliza as palavras pra se expressar. Mesmo não estando muito no meu cotidiano, costumo ir a proucura as vezes ! Mas sinceramente não é o meu favorito, rs. AMOOO CHARLIE CHAPLIN !!!!

Diogo Velasco
Turma: 2001

Conheço algumas obras de Vinicius, acho algumas muito interessantes, e esse e bonito pois fala de fidelidade, é uma coisa que muitas pessoas não sabem mais o significado dessa palavra ainda mais o significado desta palavra em um relacionamento. Ja tinha lido esse poema na internet e acho muito bonito. Adoro poemas, nao leio muito soneto !

Natalia Sevilha
Turma:2002

Por mais que eu não goste muito de poesia, achei esse poema lindo e tudo a ver, tambem fiquei muito surpreso por saber que setembro é o mes dos poetas.

Alzair Manoel 2004 – n° 01

Eu achei esse texto bem legal, e eu não sabia que novembro era o mês dos poetas e eu tenho orgulho de ter nascido nesse mÊs e mais ainda de ter nascido no dia 7 de setembro :D

Nome:Paulo Afonso
Turma:2004
Nº22

O legal do dia da poesia, é saber que nomes históricos serão lembrados ! um exemplo de um nome histórico é o majestoso Vinicius de morais que é um excelente poeta e compositor . um dos principais destaques na bossa-nova e na mpb !

ass: Silvio Gabriel Carvalho Ricardo
t:2003 n:29

Vinicius de Moraes foi um cara incrível, nunca gostei muito de poesias até ganhar o livro dele ” Para viver um grande amor” tenho até preferencia gosto bastante dos poemas ” Namorados no Mirante”, ” O verbo no infinito” e ” Para viver um grande amor”… são tantos. Adorei o livro e o devorei (li) em apenas 4 dias. Como percebe sou romantica! :) Em todos os momentos que acontecem em minha vida, tenho um poema pra todos. Pra mim os poemas dizem tudo sobre tudo.

É incrível pensar como uma pessoa consegue escrever com o coração, meu bisavô era um poeta, minha vó vive me contando poemas dele, eu amo escutá-los, é como se desse para sentir cada palavra.

Gabriella Pecsén-2004

Sou do tipo de pessoa que não sei se gosto exatamente de poesias, mas algumas me chamam atenção, não sei o motivo, mas gostei desse, tá certo que não soube traduzir direito, mas sei que fala um pouco de amor. Gostei muito da penultima frase: não é imortal, desde que seja uma chama. *-*

ps: é isso mesmo? rs

Muito bom o poema, ele realmente nasceu para expressar seus pensamentos as pessoas, e bom saber também um pouco de sua historia e que também ajudou bastante na musica do nosso Brasil.

Daniel Oliveira
Turma:2002

“Be not immortal, since it is a flame
But be infinite while it lasts”
One of the most famous passageS between the young lovers. I think poems, regardless of the authors are very beautiful for most of them show real feelings, feelings around us every day. I’ve read poems and thought “this author has read my story,” it’s amazing how we identify ourselves with so many poems. I don’t love to read because I can’t focus on reading, but when I read poems, I often find them a solution to many problems and advice to move on. Reading is a great remedy for about all of our problems, from head or heart.

Marcelle Gomes, 2002.

Poesia não é muito o meu forte. Conheço a maioria dos poetas só de nome, e o Vinícius de Moraes era um desses. Gostei bastante dessa poesia que ele escreveu, que descreve o amor de uma forma muito bonita!
Vou procurar mais alguns textos dele, esse me encantou de uma forma diferente.

Mariani Macedo
Turma: 2001

Que honra, Gabriela, ter tido um bisavô poeta! Se fosse você, aprenderia esses poemas de cor – são heranças familiares que não têm preço!

Kyanna, muito bom você gostar de ter um poema para cada momento da vida – Adorei!

Paulo Afonso,
Você nasceu no dia 7 de Setembro?
Legal! Meu filho também!

Diogo,
Também gosto muito do Chaplin! :-)

Leave a response

Your response: