21st set, 2011

Contagem Regressiva para o ENEM…

RIO – Desta terça-feira até a data do Enem 2011, você terá cinco semanas para dar um gás na reta final da sua preparação. Siga nosso roteiro e mantenha a calma

De 20/09 a 09/10

HORAS DE ESTUDO – Além do tempo que você passa no colégio, o ideal é dedicar mais quatro horas em casa para repassar os conteúdos.

TROCA-TROCA DE MATÉRIAS – Para evitar que o estudo se torne maçante e cansativo, escolha duas disciplinas diferentes por dia. Divida o seu tempo em dois, como um jogo de futebol: duas horas para cada disciplina, com intervalo de 15 minutos para beber uma água e descansar.

MAIS DIFÍCIL, MAIS FÁCIL – Outra dica para não perder o pique é alternar matérias que você tenha mais facilidade com outras mais complicadas. Assim, você não ficará estacionado em um assunto que não consegue entender bem.

OLHO NO RELÓGIO – Uma das maiores dificuldades dos estudantes no Enem é conciliar o número de questões com o tempo de prova. Por isso, neste momento, é importante fazer simulados controlando o horário, na escola ou em casa.

SEM PRIVILÉGIOS – Não importa se você vai fazer Engenharia ou Letras: todos são iguais perante o Enem. Portanto, não é possível eleger favoritos na hora de estudar. É preciso se dedicar a todas as matérias. Só dê um peso maior a língua portuguesa e matemática, pois juntas respondem por metade das questões da prova.

LIGADO NAS NOTÍCIAS – Leia revistas semanais, jornais e sites de notícias para ficar atualizado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Você não vai resolver uma questão de prova apenas com essas leituras, mas elas ajudarão a entender o contexto de uma pergunta.

De 10/10 a 16/10

Reta final

TIRA-DÚVIDAS – Nesta hora, não dá para deixar nenhuma dúvida para depois. Procure professores, colegas e monitores para ajudá-lo a esclarecer os pontos nos quais que tenha dificuldade

MANTENHA O RITMO – O Enem é como uma maratona, não uma prova de 100 metros rasos. Então, é importante manter um ritmo regular de estudos, sem exageros. Também não é hora de “abandonar” disciplina alguma.

PROVAS ANTIGAS – Para quem ainda não tentou, vale a pena fazer as provas antigas do Enem. É uma boa maneira de se familiarizar com o modelo do exame e também identificar os assuntos em que ainda possui dificuldade. Ainda há tempo de atacá-los e recuperar o tempo perdido.

MEDO DA REDAÇÃO? – A redação do Enem já provocou algumas polêmicas, inclusive entre professores. Mas, na hora H, não adianta pensar nisso. Treine com temas de provas antigas e se mantenha atualizado.

De 17/10 a 22/10

Cinco dias para…

PÉ NO FREIO- Nos últimos dias, é preciso lembrar que o fim de semana de prova será muito puxado. Então, o melhor é se poupar um pouco. Diminua as horas de estudo em casa de quatro para três horas, por exemplo.

ASSUNTOS FAVORITOS – Determinados assuntos sempre caem no Enem. No caso de matemática, porcentagem e estudo de gráficos são presença certa. Aproveite a reta final para garantir que está seguro sobre eles.

SEM ESTRESSE NA VÉSPERA – Na sexta-feira antes da prova, você pode até dar uma última olhada nos conteúdos, mas o principal é descansar para encarar a maratona do fim de semana.

Nos dias de prova (22/10 e 23/10)

Chegou a hora

A ORDEM É RELAXAR – Serão quatro horas e meia de prova no sábado e cinco horas e meia no domingo. Então, nada de pegar em livros ou cadernos.

Roteiro elaborado com Rui Alves, diretor de ensino do Colégio e Curso pH, e Carlos Brenner, coordenador de vestibular do Colégio Notre Dame.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/09/20/contagem-regressiva-para-prova-do-enem-2011-925403717.asp#ixzz1YakaQp00
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Leave a response

Your response: