1st set, 2011

DICA PARA REVISAR ESTUDOS PARA O ENEM!

Videoaulas: Professores dão dicas de como se preparar para o Enem 2011. Confira uma lição de biologia

Plantão | Publicada em 30/08/2011 às 09h02m

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2011/08/30/videoaulas-professores-dao-dicas-de-como-se-preparar-para-enem-2011-confira-uma-licao-de-biologia-925248184.asp#ixzz1WkuAfYIT
© 1996 – 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Responses

A Globo sempre inovando! Grande iniciativa da empresa, além de ajudar os candidatos ao ENEM ajuda também na educação do país.
Muito legal mesmo!

Bruno Marques – 2003

Sempre video aulas são uma grande ajuda, mas tem algumas que o cara que apresenta fala algumas coisas realmente engraçadas ou desnecessárias, mas em geral são realmente boas

Muito bom mesmo!
Adorei como O Globo mostrou os principais pontos da prova do Enem, em Biologia.
O Enem é uma fase atarefada de qualquer aluno. Um momento de concentração, onde o estudo aplicado é sempre o melhor modo de se vencer. Para mim, acessar esses conteúdos pela internet facilita muito mais o estudo do aluno. Mas nunca se esquecer de que um bom livro é sempre a melhor maneira de se aprender, além da consulta com o professor.
Beijos Professora.
Rodrigo Nogueira Rocha
2004

Com certeza! É mais um meio de facilitar a vida do aluno, mas o professor e os livros são a base!

Devo confessar que detesto essa ideia de vídeo aula. A iniciativa é , sem dúvidas, boa para quem aprecia esse tipo de ensinamento. Eu, por exemplo, não conseguiria revisar algo dessa forma pois não acho adequado e não consigo ficar nem 10 minutos atenta. Prefiro ficar com os velhos amigos livros, apostilas e simulados.

Caroline Rieger-2004

Ah sim, os livros são nossos eternos amigos! :-)

Concordo com a Caroline, essas vídeo aulas não são de meu agrado. Porem e sim uma ótima ideia sem duvidas. entretanto provas antigas questões livros etc.. pra mim sao as melhores opções.

Lucas Peterli – 2004

Algumas vídeoaulas são muito chatas de aturar haha. Às vezes a matéria já é chata, e ainda colocam uma pessoa maçante para falar, fica mais chato ainda. Eu, assim como a Caroline, não consigo prestar atenção em vídeo aulas, algo sempre me distrai e eu acabo perdendo a concentração, perdendo também o raciocínio. Apesar disso, gosto das vídeoaulas. Acho que é uma maneira diferente de aprendizado, procurando mudar um pouco do velho livro. No ano que vem, farei o ENEM com bastante seriedade, e com certeza buscarei esse tipo de recurso para estudar, pois é um bom recurso de aprendizado :D

Leandro Barbosa – 2004

Acho muito legal esse tipo de ajudinha que dão. Acho que qualquer ajuda é necessária quando se quer aprender. Porém, eu fico cheia de duvidas quando assisto essas vídeo aulas então prefiro um livro e um caderno de anotações. Acho bem melhor.
Turma 2002

Muuuito legal essa iniciativa, al~em do conteúdo a maneira que ela é aplicada, pois através de video aulas alunos como nós podemos ter acesso a esse conteúdo o que seria diferente se fosse por cursos por exemplo, pois não temos o tempo exigido por esta atividade.

Alzair Manoel, n° 01 – Turma 2004

Gosto de poder equilibrar bastante o modo de estudar com video aula e pelo livro. Se bem que, nas aulas de matemática, não consigo me concentrar com o vídeo, o que dificulta as vezes o aprendizado. Acho que na sala de aula (pelo menos em exatas) a boa é a velha lousa e caneta. Gosto mais de video aulas para humanas, consigo acompanhar melhor.
Mas não dispenso o telecurso 2000 todos os dias pela manhã (:

Patricia de Oliveira, 2002

Acho interessante o uso de videos durante as aulas, mas em algumas matérias só consigo acompanhar o video quando entendo do assunto abordado. Mas agora tratando-se do ENEM, é bom realmente ter o auxílio de videoaulas já que geralmente as pessoas esquecem os conteúdos, e vendo esses videos conseguimos relembrar e fazer uma boa prova.

Rebeca Cavalcante – 2001

Acho super importante a divulgação dessa aula, professora. Eu a assisti e achei bem interessante. Acho legal a Globo nos ajudar com o enem, é muito importante pra qualquer jovem.

Bem, cada um tem seu melhor jeito de estudar e se preparar para concursos e afins, no caso das videoaulas é um pouco mais complicado, pelo menos pra mim, acontece que alguns ou varias produções não são objetivas e não tem uma linguagem muito jovens, o que dificulta um pouco o aprendizado.

Ano passado conversei com um professor do colégio, sobre a possibilidade dos alunos do NAVE produzirem suas próprias videoaulas, de uma forma mais profissional, infelizmente meu argumento não foi levado adiante.

Artur Cavalcante – 2003

Também equilibro esse lance de videoaula. Aprendo mais lendo e escrevendo. Quando os vídeos tem uma linguagem interessante e conseguem assimilar a matéria com o nosso cotidiano, eu aprendo às vezes até melhor que lendo ou escrevendo. Agora, tem umas videoaulas que são muito chatas (as de matemática geralmente são as piores…)

Um ótimo meio de estudar.Temos mesmo que aproveitar a tecnologia que o nosso seculo oferece , não só para diversão mas para estudo também.Gostei muito ! É bom pra quem também não tem condições de pagar cursinho pra se preparar para as provas de vestibular e Enem.

Paula Herbella – 2002

Eu nunca gostei muito de vídeo aula, acho uma coisa muito monótona. Acho o livro o amigo de sempre, prefiro assim. Como as outras pessoas falaram, não consigo me concentrar no vídeo, dificultando a concentração e o aprendizado. Para eu assistir a uma video aula tem que ser bastante diferente, senão a dispenso. Mas pra quem prefere esse método é sem duvidas muito bom, além de ser uma iniciativa interessante!

Que pena, Artur…

Isso é muito bom para os alunos que vão fazer o ENEM pois se baseiam em uma prova anterior e já sabe como vai ser o esquema da prova.
Daniel Neves
T:2001

VideoAula é uma coisa complicada! Pode ser a melhor coisa do mundo, mas ao mesmo tempo pode ser de extremo aproveito de quem a assisti. Isso vai depender de quem a produz e de que forma a produz.
De qualquer forma, não deixa de ser uma ótima iniciativa da Rede Globo, pois além de ajudar na educação e no desenvolvimento dos alunos, ela deixa um poço de lado aquele famoso e velho livro! Muito legal.
NOME : Kennede C.T. Junior
TURMA: 2003

Poxa muito legal a iniciativa, Mas eu concordo com a Amanda Cosendey, e muito complicado se concentrar em video aula. Qualquer coisa as pessoas se distraem, ainda mais eu! Poucas aulas assim que eu me interesso. Mas para as pessoas que gostam com certeza ira valer muito a pena!

Laiana Torres Jager – 2002

Acho que video aula e uma coisa muito boa quando voce quer aprender algo e tem preguica de ficar lendo. Muito boa a iniciativa da globo! Sempre inovando!

Vitor Martins 2003

Apesar de eu não gostar de vídeo aulas , na maioria das vezes que foram usadas na escola acabei dormindo, ou então não consegui conseguir prestar atenção, não sei por que, mas acho meio monótono aprender por vídeo aulas, mas enfim, é uma boa iniciativa.

Marcos Vinícius da Costa Palhão Nº: 23
Turma : 2003

A iniciativa é ótima. As video aulas sem duvida alguma, ajudam o aluno a se preparar para a prova do ENEM, mas acredito que esse método de estudo dele ser aplicado na medida certa. Assim como os videos, os livros e um estudo particular com alguém que entenda do assunto, alguém no qual você possa tirar suas duvidas são extremamente importantes!
Mas de qualquer forma, a iniciativa realmente é ótima!

Taiana Medeiros – 2001

Bom, acho video aula muito produtivo, mas não pode ser repetitivo, sem graça, etc. Tem que ser divertida, tem que fazer com que as pessoas que assistem a video aula se interesse por ela.

Rodrigo Ventura
Turma: 2001

Eu particularmente não gosto do método de preparação através de vídeo aulas, não acho eficiente para eu estudar. Acho mais eficiente estudar através de livros, matéria no caderno, slides.
Mas já que tem pessoas que gostam de estudar através de vídeo aulas, acho que possa ter aulas que os professores exibão estes videos e também disponibilizá-los para quem quer.

Vinicio Paulo – Turma 2003

Bem interessante pois a preparação para o ENEM é necessária pois não é uma prova comum e precisa de um preparo especial.

Bruno Porto T: 2003

É uma ótima iniciativa, pois alguns preferem mais estudar por vídeo aula do que ler livros, e além disso existem vídeo aulas que são dinâmicas e tiram o sono , não consigo ler um livro por mais de 30 minutos sem cair no sono.

Alexander do Couto – 2003

Todo conhecimento vem para somar, segundo o professor Rony conhecimento não ocupa espaço, mas tudo tem seu limite, acredito que com uma avaliação mais apurada da prova possa-se ver o que mais predomina, isso pode gerar um estudo objetivo maior em relação as questões, já que se tem uma base do que pode cair.

Vynicius Morais – 2003

Eu já vejo as videoaulas de uma forma muito boa, porque consegue transpor de uma forma mais didática que os livros usados na escola, por exemplo. Eu não consigo pegar um livro de exatas, por exemplo, e aprender sozinho o que está ali. Já numa videoaula tudo fica mais fácil.

Com relação à globo, videoaulas assim já existem há bastante tempo, os Telecursos que passam de manhã, e alguns outros que esqueci o nome sempre são bons materiais de estudo.

Ótimo vídeo, mas vale lembrar que mesmo que esses sejam os assuntos mais importantes e que normalmente são mais abordados não podemos focar apenas no que foi dito, pois a prova pode vir com várias surpresas.

Vinícius Teixeira – 2003

Na verdade, não acho que seja ruim vídeo aula, no entando eu prefiro ler, escrever, e fazer exercícios, porque eu acho que desse jeito você consegue ficar mais concentrado, porque além de ser uma coisa muito monótona, as vezes parece artificial, falso. Não sei muito bem, mas eu não gosto desse meio de estudo.

Tatiana Lemos-2002

Então professora, achei bem legal essa ideia, mas eu não consigo focar muito minha atenção em uma video aula, eu prefiro ler livros, fazer exercicios, traduzir textos, mas foi bem interessante.

Nome: Ygor Tenorio

Adorei a ideia, porém, ainda continuo preferindo os livros, exercícios, e tudo mais. Tenho dificuldade de entender algumas coisa na vídeo aula. Mais não deixa de ser bom. Todos os dias vejo Telecurso 2000 e sempre consigo aprender alguma coisa (:

Laissa Menezes
2002

Devo confessar que acertaram em cheio agora, pois cada vez mais o computador tem se tornado parte essencial em nossas vidas. A cada ano, o número de brasileiros procurando um ensino superior tem crescido progressivamente. Essa ideia do O GLOBO poderá ajudar muitos alunos a alcançarem seus objetivos.

Marcus Estevan
2001

Ainda bem que existem esses tipos de coisa que nos ajudam a nos preparar para o vestibular, pois nem todos os conteúdos as vezes são dados em sala ou até mesmo o aluno pode esquecer não se lembra na hora do vestibular como por exemplo matérias que são dadas no 1° ano.

Nome: Diego Fagner
N° 09
Turma: 2003

O que aconteceu professora, fiquei com preguiça de abrir o link. Mas sei que é o ENEM é muito importante e ganhou um peso muito maior depois que algumas universidades resolveram usar apenas ele para a seleção de seu futuros alunos.! =] Pois é, sei que essa preguiça nao vai me levar a nada, preciso me livrar dela urgente mente, pro ENEM do ano que vem faltam “Poucas Horas”

Realmente, ultimamente o mundo tem me impressionado demais, principalmente por essas iniciativas grandes até, das pessoas quererem ajudar as outras, acho ótima essa idéia de professores prepararem uma video-aula para fornecer um preparamento pro ENEM, para todos aqueles que assistem, é muito melhor até, do que só estudar lendo, porque muitas vezes algumas matérias ficam difíceis de serem entendidas.

Sério, Alexander?

Eu acho Bastante Legal a Globo Disponibilizar tal conteúdo para os alunos que vão Fazer o ENEM, Porém eu não acho muito eficiente No meu caso porque eu aprendo com o debate e tenho sérias dúvidas de vez em quando que atrapalham o resto do aprendiZADO e comprEENSÃO da matéria. PARA QUEM tem uma preguicinha com o livro é uma boa.

Matheus Marins – 2001

A fase do vestibular, que todos os alunos têm de passar é um pouco que turbulenta e qualquer ajuda é bem vinda, principalmente quando se trata do ENEM. E ouvir um professor explicando os pontos principais é melhor do que ler um livro todo, até porque alguns livros são de difícil compreensão. E mesmo que você já tenha lido um livro e saiba a matéria é sempre bom relembrar e fixa – lá melhor na mente.

Gracielly Sampaio – 2002

É uma ótima iniciativa, sem duvida, pois para o ENEM, todos que realmente pretende se sair bem, deve fazer algum tipo de preparo, mas, em minha opinião, vídeo-aulas são muito chatas, pois tenho muita dificuldade para me manter concentrado em uma coisa por muito tempo. Mas mesmo assim é uma grande iniciativa.

Gabriel da Hora – T:2001

Bem legal o pessoal que se prepara pro ENEM assistir essas video-aulas, mas tem coisas que não conseguimos entendeR nestes tipos de aula, então além disso estudarem por apostilas livros didáticos e fazendo muitos exercicios ai ficaria mais fixado as materias.

Rodrigo Cardoso Garcez Fiaux N°.: 26
Turma: 2003

Acho uma boa inciativa porem num entanto pode ser uma boa como pode ser ruim, acredita que isso vai depender da forma que as informações serão passados e de que forma, afinal tudo isso influi na forma de entendimento de cada um.

Lucas Mathias – 2003

Muito legal a iniciativa do site O Globo de fazer essas video aulas para ajudar os alunos que vão fazer o ENEM. Acho que no último ano do ensino médio o mais esperado, depois de querer passar de ano é claro, é conseguir se sair bem no ENEM.

Lisa Mara Turma: 2002

Uma ótima iniciativa, eu particularmente gosto tanto de vídeo aulas quanto de livros, acho que um complementa o outro, afinal, a vídeo aula possui a questão do tempo, eles tentam resumir a matéria da melhor maneira possível e procuram evitar torná-la algo maçante e tedioso, já os livros são ótimos para nos aprofundarmos na matéria.

Alan Rocha Garçone Nº: 02
Turma: 2003

Video aulas sempre são de grande ajuda, mas o cara em algumas partes fala coisas engraçadas e desnecessárias, mas é realmente bom.

Heitor Santos Vallim da Silva Nº 17 Turma: 2003

Apesar de algumas vídeo aulas serem realmente chatas existem outras que ajudam muito ! isso é uma excelente iniciativa para ajudar -NOS no vestibular

Adriano Monteiro

2003

Amei, muito legal a atitude da Globo de Disponibilizar o conteúdo para os alunos que vão Fazer o ENEM. sem duvida vai me ajudar bastande pois quero muito passar no enem para que possa Ingressar na faculdade muito bom mesmo

juliana licurgo-T: 2004

Gostei bastante da Globo ter feito isso! Isso coM certeza ajudará muitas pessoas, mas para mim a melhor maneira de passar em uma prova, é antes de tudo esforço e confiança, com apenas isso se pode passar em qualquer prova, mas sempre preferi estudar pelos livros.

Gabriella-2004

Acho uma excelente iniciativa! Adoro assistir videoaulas, principalmente quando, a mesma, explica melhor que o professor, mas não é o caso. Curto muito essa proposta que a Globo tem, de ensinar e preparar os alunos para o ENEM, proporcionando uma programação educativa de qualidade, principalmente numa disciplina que tenho tanta dificuldade.
Gostei do post, professora! Quem sabe não entendo mais sobre essa matéria.

Nome: Lucas Sereda. Turma: 2001.

Uma das melhores coisas que inventaram! Nos momentos de aperto uma videoaula sempre cai bem, se vc nn entende a forma q seu professor explica, talvez vc entenda outro professor!

Glenda Teresa – T: 2003

Leave a response

Your response: