24th jun, 2011

Redação do ENEM – Sugestões de temas!

Quais são as notícias que podem ser temas de questões da prova do Enem 2011? Professores respondem

Plantão | Publicada em 23/06/2011 às 10h44m

Leonardo Cazes (leonardo.cazes@oglobo.com.br)

RIO – Você já deve estar até cansado de ouvir dos seus professores: no ano do vestibular, é preciso acompanhar o noticiário, seja em jornais, revistas, televisão ou internet. E eles estão certos. Segundo a professora de língua portuguesa do Liceu Franco-Brasileiro Teresa Cruz, o Enem é uma prova que exige do aluno bastante interpretação de textos, gráficos, tabelas e charges. Logo, quanto mais o estudante estiver por dentro do que está rolando no Brasil e no mundo, mais facilidade terá para identificar o que está sendo pedido em cada questão. Conversamos com professores e fizemos uma lista dos temas mais quentes do momento. Agora, é meter a cara e estudar!

CHUVAS NA SERRA: – As chuvas que castigaram a região serrana do Rio no verão podem aparecer no Enem. Segundo o professor de geografia Maurício Novaes, do CEL, a prova privilegia temas ligados à urbanização e ao meio ambiente. O impacto da ocupação desordenada de encostas e a erosão do solo estão ligados à tragédia.

COPA E OLIMPÍADAS: – Ninguém fala de outra coisa: qual será o legado da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016? O tema pode estar presente em diversas disciplinas. Na matemática, de acordo com o coordenador do pH Luís Felipe Abad, cálculos de geometria plana, como a área de um estádio, ou volume, para saber a quantidade de cimento a ser usada em uma obra, podem ser exigidos. Para Novaes, na geografia é possível tratar de investimentos em infraestrutura nas cidades-sede da Copa, crescimento do turismo e necessidade de qualificação de mão de obra para os eventos.

ACIDENTE NUCLEAR: – O terremoto no Japão e a consequente tragédia na usina de Fukushima comoveram o mundo e têm chance de cair no exame. Na parte de Ciências Naturais e suas Tecnologias, a abordagem deve envolver o que provocou o acidente e as medidas tomadas para minimizar a tragédia, assim como os efeitos da radiação e a contaminação da água e do solo. Até mesmo em história o assunto pode estar presente, principalmente relacionado à Segunda Guerra Mundial, durante a qual os Estados Unidos jogaram duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, e ao poder de recuperação japonês após os ataques.

MEIO AMBIENTE: – No ano que vem será realizada no Rio de Janeiro a conferência sobre o clima Rio 20. Nela, serão discutidas novas metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, entre outras medidas. Além disso, o Código Florestal, aprovado na Câmara dos Deputados e em discussão no Senado, provoca polêmica com suas propostas de mudança na legislação para crimes ambientais, exploração em áreas de preservação permanente, entre outras. Os dois temas podem ser abordados nos âmbitos da química, da biologia e da geografia. Questões sobre energias limpas, combustíveis renováveis, créditos de carbono e também os ciclos da natureza podem aparecer.

MUNDO ÁRABE: – Este ano, o mundo viu explodirem diversas revoltas nos países árabes, no norte da África e no Oriente Médio. O professor de história Ulisses Martins, do Colégio Notre Dame Recreio, diz que esses eventos podem ser ponto de partida para a cobrança de conteúdos relacionados ao imperialismo, influência americana na região, regimes totalitários e até mesmo disputas ligadas à religião. O assassinato do líder da al-Qaeda Osama Bin Laden pelos EUA pode trazer também perguntas sobre terrorismo e as guerras do Iraque e do Afeganistão.

VULCÃO CHILENO:- Um vulcão no Chile provocou a maior confusão na América do Sul, com reflexos até na Austrália e na Nova Zelândia. Na química, questões relacionadas à composição do magma, os gases emitidos e os impactos disso no solo e nos sistemas hídricos podem cair. O vulcão também pode ser o gancho para falar de fenômenos naturais também na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

DITADURA MILITAR: – A eleição da presidente Dilma Rousseff, uma ex-militante de esquerda que viveu na clandestinidade e foi presa durante a ditadura militar, gerou grande expectativa, principalmente em relação à abertura de arquivos do período. Somado a isso, há grande mobilização pela aprovação do fim do sigilo secreto de documentos do governo e a criação de uma comissão da verdade para investigar os crimes ocorridos naquela época. Ou seja, assunto quente e atual.

ANO DA QUÍMICA:- Em 2011 são comemorados o Ano Internacional da Química, os 100 anos de Marie Curie, pioneira nas pesquisas sobre radioatividade, e também os 100 anos do modelo atômico de Rutherford. Olho vivo nesses temas.

CENSO 2010:- O Enem adora um gráfico e uma tabela. Com os dados do último censo divulgados no início do ano, é bem provável que haja questões ligadas à população, com uso desses recursos.

Extraído daqui.

Responses

Apesar de ainda estar no 2º ano, vou fazer o ENEM pra ver como é o sistema da prova, ver meu desempenho nas matérias, para me preparar melhor ano que vem. Me preocupo bastante com a parte de redação, porque dizem que conta muitos pontos, ou estou enganada? Enfim, as dicas foram ótimas para que eu possa rever os assuntos e não ser pega desprevenida na hora do exame, apesar de faltar um pouquinho para a data da prova. :D

Professora, assim como a Patrícia, eu também vou fazer a prova do Enem esse ano, mesmo estando no 2º ano, e essa discussão é interessante, pois os temas das questões do Enem sempre abordam o mundo e o presente, fazendo com que a gente preste atenção em cada noticia que circula a nossa volta. Esse exame é muito importante, mas, esse ano, vale como experiência. Muito obrigado pelo post, assim poderei ficar atento no que, talvez, cairá na prova do Enem.

Nome: Lucas Sereda. Turma: 2001.

Gostei! Esse ano vou fazer o ENEM, pois quero entender como é a prova, e já ter uma noção básica do que eu vou “enfrentar” no próximo ano haha.. Achei essas dicas bem úteis, ainda mais pra quem vai fazer o ENEM , e está no 3° ano. Como a Patrícia disse ali em cima, também me preocupo com redação, mas em Roteiro pretendo melhorar bastante a minha escrita.

Leandro Barbosa – Turma 2004

Sinceramente, espero que o tema para as provas sejam usinas nucleares! Pelo menos nós (alunos da 2004), acredito eu, estamos com “bagagem” o suficiente para não apenas a prova em si, mas até mesmo as produções textuais!

Bom saber, Paulo Vĩtor!

Boa idéia essa de colocaR possíveis temas para as redações não só do ENEM como de qualquer outra faculdade e sinceramente eu acredito que qualquer um do NAVE se dará bem em qualquer um desse temas agora mesmo eu preferindo que caia copa e olimpíadas afinal estamos em um país onde o esporte é bem valorizado e é onde será a sede dos próximos eventos

NOME: Diego Fagner
T: 2003
N°09

É muito bom saber os temas que podem, provavelmente, cair.

Mas criar essas espectativas é muito polêmico, pois podemos focar e acabar obtendo uma surpresa na hora.

Mesmo assim é importante termos uma base, pois como na matemática, Um é maior que zero.

Diego Lopes 2003

Isso é uma ajuda e tanto, pois assim os alunos que irão fazer o ENEM podem se aprofundar e entender mais sobre os assuntos listados, e assim tentar garantir um bom resultado no vestibular.
Estou no segundo ano, e por isso espero que esta lista seja renovada ano que vem, para que eu tenha uma base dos assuntos que provavelmente serão pedidos nas questões :D

Gracielly Sampaio
T:2002

Boa dica pra que quer se dar bem no ENEM. Mas de qualquer forma é sempre bom estar bem informado. Isso é uma questão de ser culturalmente ativo, de ter um papo legal com as outras pessoas, discutir opiniões. Tirar suas conclusões e não simplEsmente “memorizar ” o que te dizem por aí.
=D

Dos temas apresentados, eu gostaria que caísse ou “Acidente Nuclear” ou “Chuvas na serra”, porque são temas recentes, e que foram muito divulgados, portanto eu sei muita coisa sobre isso. Até mesmo para fazer uma redação, o tema “Chuvas na serra” seria melhor do que “Ditadura militar” pra mim por exemplo.
Ai, estou muito nervosa, vou fazer o ENEM esse ano só por experiência, mas mesmo assim estou tensa. Não quero crescer!

Mariani Macedo – Turma:2001

Legal esses principais temas professora. A Maioria ai eu já sabia UM POUCO. Algumas me serviram pra me atualizar mais ainda.
Eu não tenho muito tempo pra ver Jornal na televisão, porém tento sempre entra no G1 para saber as coisas novas e me informar, além de possíveis jornais que minha coroa compra as vezes.
ENEM vem ai e hoje ainda mais preciso dessas informações.
Bruno Marques – 2003

Ter uma idéia do que pode cair no ENEM é importante, mas mesmo assim é melhor continuarmos focados no que está acontecendo ao nosso redor, porque tudo pode cair nessa prova.

T:2003
Nº37

Gostei muito das dicas, por que também vou fazer o ENEM mesmo no 2º ano, para entender como que é, ter uma noção de como seja essa prova. E como o ENEM aborda muito os temas que andaM acontecendo no mundo, eu tento ficar bem informada, por que a redação é bem difícil.

Délis Silva – 2001

Obrigado. Achei prestativo saber dos possíveis temas, mesmo tendo em mente da possibilidade de ocorrência de algum deles.
Obrigado Leonardo Cazes!
Só que sinto lhe informar, caro redator, “volume” não é uma área do estudo da geometria plana.

Really, I think that some of these topics won’t be in the writing part of the exam. Like the World Cup and the Olympic Games. Until 2014, we are going to have three MORE exams.

João Pedro Vieira Martins
nº 14 turma: 2004

Acho que como muitos estudantes do 2º ano, eu também vou fazer o ENEM esse ano, apenas para testar minhas capacidades.

Já há algum tempo, eu venho recebido dicas da minha madrasta ( Que é professora de português ) dos possíveis temas que podem cair na redação do ENEM. E consequentemente, venho guardando em uma ” pasta ” no meu computador, informações sobre os possíveis temas, e praticando a escrita.

Afinal, quero estar muito bem preparado; Sempre.

Pedro Henrique G Galdino ( Nº 24 )
Turma: 2004

É ótimo saber os assuntos que poderão cair nas provas de redação, nos ajuda a ja ir tendo ideias sobre o que escrever, até mesmo porque as vezes em provas de redação ficamos a maioria do tempo tentando ter uma ideia boa.

Alzair Manoel – 2004

Acho bem legais estes temas, acredito também que o Mundo Árabe é um forte candito, pois este assunto durante algum tempo foi muito comentado. E se este tema cair qualquer pessoal que viu um pouquinho TV, consiguirá fazer um boa redação.

Felizmente ou Infelizmente este ano eu ainda não farei o Enem.

Walace Leal 2003

Manter-se sempre informado é fundamental. Nada custa conferir as atualidades em mídias como o jornal, a internet, a televisão ou o rádio.

Se sempre estivermos a par das notícias e curiosidades, conseqüentemente, teremos maior facilidade para a discussão de vários temas, sejam eles debatidos em provas ou em simples diálogos.

Gabriel Matt – Turma 2004 – Nº 11

Acho muito importante essa exposição e votação dos temas pois isso pode não parecer , mas influencia diretamente no desempenho do aluno na prova. Se o assunto for chato, o aluno não vai ter muito interesse e quanto mais atual e descontraído ( acho eu ) melhor.
____________________________________________

Bruno Henrique S. Travessa – 2003 N° 5

Ótima post! É uma boa para os alunos que pretendem realizar o ENEM ter uma ideia de temas da atualidade que possuem uma boa probabilidade de cair na redação. Deve-se lembrar que não se pode focar apenas nestes temas e sim se atualizar com as notícias importantes do mundo inteiro.

Vinícius Teixeira – 2003

Muito legal esse post. Saber os temas prováveis ajuda muito até na hora de estudar melhor sobre cada tema. Muito útil na hora de fazer a redação.

João Gabriel da Costa
Turma: 2001

Vou fazer o ENEM esse ano e é sempre bom manter informado sobre o que pode cair, até porque não tenho muito tempo de ler notícias com detalhes. Apesar de servir apenas de experiência, com certeza essa prova me trará um preparo para o ano que vem, principalmente na gestão dos horários, já que as questões são gigantes e o tempo é relativamente curto.

Ótimo essa lista de temas que podem cair no ENEM. Esse ano a preguiça me ganhou e eu não vou fazer o ENEM pra ganhar conhecimento, mas com certeza, ano que vem farei o exame, e sem duvidas, iniciativas como essas favorecerá e muito o lado dos alunos, pois para passar no exame (como foi dito no post acima), é necessário estar por dentro de diversos assuntos.
Muito interessante.
Nome: Kennede Cristino Tavares Junior
Nº:21 Turma: 2003

Realmente para quem vai fazer o ENEM isso e uma ajuda e uma iniciativa muito grande e que pode ser de uma grande ajuda, afinal por mais que não caia um dos temas entre os que estão listados, esses podem ser que eles lhe ajudem complementando o tema que ira cair ou durante a prova, como já foi dito nessas provas e muito cobrado e abordado temas da atualidade então é sempre bom conhecer um pouco sobre tudo.

Lucas Mathias – 2003

Quando o aluno está prestes a um vestibular seu conteúdo sobre a atualidade deve ser extenso, pois um universitário deve ter uma postura intelectual independente do seu curso, ou a função que for exercer.

Vynicius Morais Pontes – 2003 – N: 33

Achei super legal que a senhora esteja nos dando essa ajuda, sempre tentando nos avisar sobre provas, eventos e afins.
Eu farei o ENEM esse ano como base pro ano que vem e realmente estava preocupado com a redação porque na escola só escrevemos sobre preconceito, é bom saber as outras possibilidades para tentar entender um pouco mais de cada assunto ^^

Kaique Miguez – 2002

Achei legal a senhora dar dicas no que pode cair na redação da enem, eu que não sou muito bom em desenvolver textos, vou poder dar uma lida sobre cada assunto que a senhora postou aqui no seu blog, vai me ajudar muito.

Ygor Tenorio
Turma:2002

É de grande importância para quem vai fazer o ENEM, se manter informado e ciente do que acontece no mundo, essa lista de temas é uma excelente ajuda, e com certeza será fundamental no processo de aprovação, grande iniciativa.

Muito interessante, se bem que na maioria das vezes o tema nos surpreende, eu acho que a melhor coisa agora é ficar por dentro das notícias sobre o mundo e ler bastante para manter um belo vocabulário.

Glenda Teresa
Turma:2003

Independentemente do ENEM é sempre bom estar antenado sobre o que está rolando mundo a fora !

Muito obrigado pelas sugestões professora, provavelmente estes temas estarão presentes não só no ENEM mas na maioria ou até em todos os vestibulares. Até para a nossa produção textual é importante estar antenado, e por mais que a galera reclame dessa prova, é uma ótima preparação para os vestibulares.

Artur Cavalcante – 2003

Esse tópico é muito útil para mim, já que nas redações a parte que eu tenho mais dificuldade é para começá-las, então essas sugestões de temas me ajudaram bastante.

Bruno Porto – 2003

Essa divulgação desses temas que poderão cair no Enem é realmente muito importante, podendo mostrar um caminho para quem for fazer, até pelo fato de aqui no NAVE ser mais difícil de acompanhar o que acontece no mundo de hoje, coisa que pode ser muito explorada no Enem.
Turma :2003.

Achei muito interessante esse post pois mesmo que eu ainda esteja no 2º ano e não vá fazer o ENEM em 2011, eu me preocupo com a questão da redação pelo valor que ela possui.

Eu queria muito fazer o ENEM esse ano, mas acabei perdendo a inscrição. Mas é muito legal saber que esses temas podem cair.
E nós alunos, temos sempre que estar atentos as notícias que estão rolando!

Abraços,
Gabriela Mello Bueno Pereira
Turma:2001
N°10

Achei ótimo ver esse post, também vou fazer o ENEM só pra ver como me saio mesmo, foi bom ter visto isso agora porque já fico mais preparada quanto ao tema da redação.

Gostei desse post, eu queria fazer o enem esse ano, mas ñ consegui me INscrever :[
Isabela Caroline
Turma: 2001

Vou fazer o Enem pela segunda vez, e adorei esse post. Pois na minha 1ª prova só meu dei bem pois leio muito jornal, vejo reporter e noticias na internet. Já com esse post já estou começando e me focar só nesses temas. Pois a redação no sistema de avaliação do Enem pesa bastante.
* Acho que nós do segundo ano que vamos fazer o Enem serve muito com experiencia para o ano que vem.

Marcelly Libanio – 2001

Valeu por passar esses dados professora, ainda mais porque tentarei fazer o ENEM esse ano. Me pergunto se falaram também da nova tabela periódica… A minha dúvida agora será em relação a tal redação. Pode ser que caia também um desses temas.

Apesar de estar cursando o segundo ano, me inscrevi no enem pra testar meus conhecimentos. é sempre bom me manter informada nos possíveis temas de questão do Enem.

I’m supposeD TO DO ENEM this year, so it’s really great to know the themes of thIS EXAM, like Rodrigo said.

Acho bem legal este post, também vou fazer o enem esse ano e é bom ficar informado dessas coisas, sobre os possiveis temas .

Silvio Gabriel
Nº29
T:2003

Eu também achava que alguns destes temas cairiam no ENEM e em provas de vestibular, pois sempre pegam temas atuais, mas foi bom ter lembrado e informado quem não sabia.

Eu sabia que esses temas cairiam no ENEM e em vestibular, pois sempre pegam temas atuais, mas obrigado por informar.

Boas dicas professora, por mais que eu não vá fazer esse ano, algumas poder servir ainda pro ano que vem, mas e todas as produções textuais que fizemos sobre preconceito racismo, sempre batendo na mesma tecla, por fim não seria usada, mas é tudo sempre uma caixinha de surpresas então só esperando pra ver.

Bem achei as sugestões temas bem interessante, devido ao acompanhamento que tenho de algumas dessas notícias, mas acho que mesmo não estando no ano de vestibular devo me atualizar sempre sobre tudo que acontece. Assim posso estar me preparando de alguma forma em algo que caia no vestibular e tomara me beneficiando.

Vinicio Paulo – 2003

Como alguns alunos, eu também vou fazer a prova este ano, para ver como é o sistema das provas. Achei legal a postagem dos temas mais “quentes”, porque vai servir como base até mesmo de estudo para alguns alunos, mas tem que saber também que não é só esses. O importante mesmo é se atualizar e ficar informado do que vem ocorrendo pelo mundo.

Gostei bastante! Assim eu posso saber o que pode cair no enem. Quero agradecer pelo post, me ajudou bastante. E eu ja vou ter uma noção para fazer a produção textual.

Rodrigo Ventura
T: 2001

Por min pode ser de Usinas Nucleares, é um assunto que me interessam muito, com o acidente nuclear que teve no Japão li muito sobre Energia Nuclear e sobre Chernobyl, é um assunto interessante, mas como esta muito na boca do povo talvez não entre na prova, posso e espero estar enganado.

Orientação é o que os alunos precisam para se conscientizarem do que vão fazer. Ainda estou muito indecisa, e não farei o ENEM esse ano, porque pretendo fazer outras provas. Mas mesmo assim esses posts são excelentes porque ajuda aos candidatos, no caso os alunos, a prestarem atenção nos assuntos prováveis a serem abordados na prova. 2002

Esse ano farei Enem para pegar experiencia apesar de ser da 2 série , estou um pouco tensa em relação ao possíveis assuntos porque em geral não são assunto que me agradam muito , mas enfim tenho um conhecimento básico sobre eles.Mas gostei muito do post , se possível sempre que tiver noticias a senhora podia postar .
Turma:2002

Muitoooo bom saber q o ano da quimica poderia ser um dos temas, pois sou um cara q gosta muito de quimica.

É sempre bom estar informado, mas temos pouco tempo para se informar e ficar por dentro de qualquer assunto, eu saio do NAVE vou para academia e quando chego vou fazer trabalhos depois janto e vou dOrmir, não tenho tempo para ficar por dentro de tudo que está acontecendo. Este post é interessante, pois nele estão os acontecimentos marcantes do ano que provaVElmente um deles caIRÁ no ENEM.

Nome: Alexander do Couto Barbosa
Nº:03 Turma: 2003

Hello Teacher! Achei muito bom esse post dando dicas de possíveis temas de redação para o ENEM,acho que eu como muitos outros da escola que irão fazer a prova também vão tirar muito proveito e também é sempre bom ficar de olho nas coisas que acontecem por aí pelo Brasil e pelo mundo que qualquer coisa importante que aconteça também pode se tornar um possível tema de redação para concursos.

Muito bom esses temas. Ultimamente em algumas aulas temos tratado boa parte dos assuntos que tem ai, é bom que a gente já fica por dentro do assunto, principalmente o terceiro ano que vai prestar vestibular agora.

Não vou fazer o ENEM, porém esse sistema de “questionários informativos” é bastante interessante.

É bom reparar também, que cada assunto é ligado a cada disciplina, variando-os, e fazendo com que tal não seja ” desnecessário” no meio de uma prova tão séria .
E também, não é necessário ficarmos a par dos assuntos para nos darmos bem nessa prova ! haha

Charles Santos T 2004 N 07

Oi professora,
como muitos eu também vou fazer a prova do Enem.
Fico muito satisfeita, pois alguns temas já estavam muito ultrapassados, como preconceito e etc.. Acho muito legal falar de coisas que estão acontecendo. Os assuntos estão mais fresquinhos na mente, hihi.

Larissa 2002

Como todos que vão fazer ENEM eu também vou fazer, então achei esse post muito interessante, ajuda bastante !

Laissa Oliveira
2002 . Nº 12

Poxa, infelizmente eu perdi o prazo da inscrição desse ano, mas mesmo assim, continuarei estudando, pois assim terei um ano de vantagem sobre aqueles que só ligam para isso nesse ano. E para a redação, acho que esses temas poderiam ser adotados no NAVE, seria bastante interessante!

Essa pesquisa com alguns professores é muito boa pra quem vai fazer o ENEM já ter alguma base, alguma idéia do que pode cair. Já vi que tenho que ficar de olho nas noticías do mundo para a prova.

Nome: Lisa Mara n°:14 Turma: 2002

Também vou fazer o ENEM. Esses temas provavelmente vão ajudar bastante, mas eu não penso no ENEM como uma grande coisa para ser sincero. Gosto de pensar um pouco mais além, ele vai me abrir uma porta, mas o que me interessa é o que está depois dela. Ultimamente comecei a fazer um pequeno acervo aqui no computador, com várias coisas sobre cada matéria, exatamente por isso.

Nome: Alan Rocha Número: 02 Turma: 2003

É sempre bom saber mais ou menos quais são os temas que irão cair no ENEM principalmente pro pessoal do 3º ano que vai fazer as provas agora.
Como a maioria, eu mesmo no 2º ano vou fazer o ENEM pra saber como é a prova e como é a tensão.

Que bom, Jean! Já contou para o seu professor/a?

Bem, eu achei os temas bem interessantes todos bem legais de se refletir e construir um bom texto.
Caso eu fizesse a prova teria facilidade de escrever sobre esses temas devido ja conhecer sobre um pouco de cada um deles.

Paulo Afonso
T:2004 N:22

E professora, e um grande adianto para quem ira fazer Enem esse ano. É Sempre bom estar informado, dos assuntos que caem atualmente na prova. Ate porque muitos alunos do segundo ano irão fazer a prova, e e mt boa a sua iniciativa. de deixar todos bem informado. Ate pq como disse meu amigo rodrigo, nos nao temos muito tempo para lermos noticias a fundo.
Estou um pouco ansioso pra saber como sao as questões da prova do Enem. mesmo sendo para adquirir experiencia, creio que me trará um excepcional preparo pro ano que vem.

Ótima iniciativa, Alan!

Professora, também vou fazer ENEM e pretendo fazer o 2° exame da UERJ. Gostei muito desse postagem já tinha feito uma lida antes mas não comentei, acho importante nos alunos sabermos os assuntos atuais que irão cair nas provas. Muito boa essa informação!

Thaynara – Turma:2004

Temas interessantes, e posso dar uma dica, já dando, eu acho que poderia ter mais posts sobre o ENEM aqui no Blog.

c tivesse passado pela minha cabeça a ideia de fazer enem esse ano ,esse post realmente ia ajudar pra cara…mba professora e sem contar q o ENEM tem q falar(entre aspas) de assuntos do momento e atrativos pois assim o candidato c sentira mais a vontade de escrever e assim mais facil de entender ele e ver c ele é bom mesmo(isso éh pra quem corrige)

Apesar de ainda estar cursando a 2º série, farei o ENEM esse ano para adquirir um certo conhecimento sobre a forma de avaliação e afins. Gostei muito de saber que esses assuntos podem cair na prova, estou correndo atrás de alguns deles fervorosamente só para ter um conhecimento melhor de tudo. Admito que estou um pouco tensa e animada por participar do ENEM nesse ano, por isso estou correndo atrás de qualquer tipo de notícia sobre essa prova.

Gisele Lima – 2002

Será que será este tema, Daniel?

Como muitos alunos do nave que ainda estão no 2º ano, tambem vou fazer a prova do enem para adquirir experiência, entender melhor como funciona a prova e milhões de outros motivos, porém estou nervosa com o tema que eles irão aborda até porque eu sempre acredito que saber nunca e demais porem acho um pouco dificil sabermos o suficiente sobre as coisas do mundo a fora quando estudamos no nave porque o colegio um pouco que nos sufoca. Mas a iniciativa da senhora foi otima em colocar os possiveis temas que o enem podem abordar porque nos ajuda e tentar saber mais sobre os assuntos.

Nome: Stephane Soares Nº22 Turma:2002

Mesmo que eu não vá fazer o ENEM este ano, preciso me preparar para provas futuras, não só por ser aluno mas também por ser roteirista (e roteiristas trabalham com informação). Boa parte dos temas que possivelmente serão escolhidos foram abordados em sala de aula. A professora de língua portuguesa, Júlia Nely, trouxe muita informação no segundo bimestre. Este tipo de abordagem, visto pelos olhos do professor e pelos olhos dos alunos, fica interessante e divertido, mesmo que alguns colegas de classe não deem a menor importância!

Jonathan Caroba
2004 – N°: 15

Nossa… adorei o post! Uma das minhas maiores dificuldades, se não for a maior, é a redação. Acho que vou tentar elaborar alguns textos sobre esses temas e estudá-los com bastante atenção, será uma forma para me preparar para a prova do ENEM e as demais. Essa é a hora de aprofundarmos nos conteúdos, dessa forma, quando o dia tão esperado chegar, estaremos aptos a realizar ótimas composições.

Marcelle Gomes, 2002.

SE eu fizesse o ENEM essa ano a parte de atualidades estária bem fácil mas, não posso garantir as outras matérias do ENEM.
Turma: 2003

Acho que se cair Preconceito ou DIscriminação no tema da redação do ENEM estaríamos craques, pois na escola todas as produções textuais é sobre esse assunto, desde do ano passado.
:D

Eu sinceramente acho desnecessário a forma em que o ENEM é feito, pegando os mais diversos conhecimentos que aprendemos no colégio, pois profissionalmente (que o que acho que deveria ser o principal objetivo da busca de uma boa formação) ninguém utiliza a maioria do que aprendeu em todo o seu percurso escolar.
O sistema de educação hoje em dia deveria passar por uma transformação/atualização radical, pois fico indignado vendo a forma que a “política brasileira” hoje em dia trata da educação popular, transformando essa fase de aprendizado que deveria ser tão gostosa em algo obrigatório e chato! E ao invés de estarmos treinando nossa autonomia e aprendendo o que realmente importa para a nossa vida como por exemplo sobre o lado bom da política (que eu só descobri existir depois das minhas queridas aulas de filosofia e sociologia.)
Enchem nossa cabeça de fórmulas e mais fórmulas de matemática, física e química para…? Minha mãe aprendeu as mesmas coisas DEZ ANOS ATRÁS!!! E se eu pergunto se ela lembra do que aprendeu ela responderá que não lembra de quase nada pelo simples fato de nunca ter sido útil em sua vida.
Creio sim que cultura e o conhecimento geral das matérias valem a pena para até uma vida mais saudável e interessante, mas quebrar a cabeça em contas de geometria, trigonometria e equações de substâncias de química que eu particularmente (para não falar todo mundo) estudo para tirar uma boa nota e depois esqueço tudo, é algo que detesto.
Por isso vou adiar o máximo esse ENEM, preferindo até trabalhar primeiro para ir direto à minha faculdade de escolha, pois o que mais quero agora é fugir desse fascismo todo e partir para a minha vida que creio eu que será marcada por diversos obstáculos, pois a minha ânsia de sair dos padrões sem graça é forte a ponto de não me deixar levar pelos caminhos mais fáceis.

Marcus Estevan
2001

É sempre bom ter assuntos atuais como tema das redações, é melhor do que temas ultrapassados, em que nós não nos damos bem. Espero que a redação do ENEM deste ano tenha um tema atual.

Vitor Martins de Sant’Anna
Turma 2003
Numero 34

É bom saber o temas que podem cair na redação do ENEM, ai podemos pesquisar mais sobre os temas para na hora da redação termos mais base para fazer o texto.

Rodrigo Cardoso Garcez Fiaux N°: 26
Turma: 2003

Isso é super legal, essas variações de temas, nem todos são muito bem informados sobre todos os temas abordados, mas todos sabem um pouco pelo menos, eu por exemplo sei. Irei fazer ENEM esse ano, para ganhar experiência pra próxima, e acho muito bom da parte daqueles que irão fazer também que são do 2º ano, é uma ótima ajuda e uma grande experiência pro ano que vem!

É sempre bom estar atento às notícias, aos acontecimentos que acontecem no mundo.
Essa matéria é muito interessante pois apresenta as possivbilidades dos assuntos que podem ser abordados no ENEM, o que serve como alerta, para ficarmos mais atentos e pesquisar mais sobre esses assuntos para ter um bom embasamento aprofundado sobre o que está sendo tratado. GOSTEI! :]

Escreveu para o jornalista, Tito?

Hoje em dia, você tem de está antenado nas notícias, pois são esses fatos que acontecem hoje que podem ser uma redação para o enem, para um emprego.
Muitas dessas notícias polêmicas, são temas para redação para qualquer tipo de emprego, enem e vestibular.
Não podemos paraR de ficar atentos as noticias.

Jhessye May-2003

Ok, Guilherme!

Mariani,
Fique nervosa agora para no próximo ano você tirar de letra! :-)

muito bom esse site…estou mais tranquila não sabia o que estudar para as redações
muito obrida!

when i come and see what you’ve posted i notice that they are always so good.http://www.pragasurbanas.net

Leave a response

Your response: