7th abr, 2011

Sadness

Rio school shooting: official says 13 people dead

Witnesses tell how gunman opened fire on pupils at Tasso da Silveira primary school in Rio de Janeiro

At least 13 people have died after a gunman opened fire in a school in western Rio de Janeiro.

Some 20 people, including children, were wounded in the shooting at the school for students aged 10 to 15, the Associated Press reported.

The vice-mayor of western Rio said 13 people had died in the shooting at Tasso da Silveira school, although it was not clear if that figure was accurate or included the attacker. Edmar Teixeira said the gunman was a 24-year-old former student who pretended to be giving a speech to students before opening fire with two handguns. When police appeared at the scene the gunman shot himself dead, Teixeira said. He left behind a letter outlining his motives.

One witness told the Guardian he had seen between 15 and 20 children dead or seriously wounded.

“It is a massacre, a true massacre,” said Roni de Macedo, a fireman who arrived on the scene shortly after the shooting began and dragged eight seriously injured children from the school.

You can read more about this tragedy here.

Vocabulary:

Witnesses: testemunhas

At least: Pelo menos

Wounded: feridos/as

Although: apesar de/a/o

Former student: um ex-aluno

Pretended: fingiu/fingia

Give a speech: dar uma palestra

shot himself dead: se matou

A letter: uma carta

Told: passado de ‘tell’: disse

Began: passado de begin: começou

Shortly after: logo depois

Let’s pray for those poor victims and their loved ones.

Responses

I don’t know what kind of people are capable to do that thing.
I’m really sad wITHt this.
IT Could HAVE happened to me, or w/ a friend OF mine!
Very sad.

Iole Cristina – 2001

Eu me pergunto como podem existir pessoas assim no mundo.. pelo menos pra mim ficou claro que esse homem era um psicopata. E que pra começar não deveria estar solto por aí, e sim fazendo algum tipo de tratamento.
Fico muito, muito triste pelas famílias que perderam suas crianças. Deve doer muito perder um filho que se criou com todo amor, pra um louco desses.

Eu me pergunto como podem existir pessoas assim no mundo.. pelo menos pra mim ficou claro que esse homem era um psicopata. E que pra começar não deveria estar solto por aí, e sim fazendo algum tipo de tratamento.
Fico muito, muito triste pelas famílias que perderam suas crianças. Deve doer muito perder um filho que se criou com todo amor, pra um louco desses.

Taiana Medeiros
Turma: 2001

“A professora mandou a gente se abaixar, foi quando minha amiga olhou pra mim e disse “to com medo” e quando ela virou pra frente, ele deu um tiro no meio da testa dela ” – Menina de 11 anos.

Precisei fazer mais um comentário pra mostrar isso.
Essas coisas que acontessem só me fazem pensar “Onde o mundo vai parar?”.

Essa notícia me abalou bastante. Não consigo me imaginar nos lugar dessas famílias, é doloroso demais. Não faz sentido o que esse ex-aluno fez, não faz mesmo. Eu sempre fiquei bolada com a falta de segurança dos colégios municipais, pois sempre acabam deixando alguém estranho entrar.

Lúcia 2001

Agora, se eu falo que esse @#*&% !¨ ~²³! e outros bandidos devem morrer, sou um pisicopata sedento de sangue. Mas melhor um pisicopata no estilo Dexter, que mata outros pisicopatas, do que um no estilo Columbine, que mata pessoas inocentes. No filme “Tiros em Columbine”, Michael Moore mostra nos Estados Unidos, como é fácil um jovem conseguir uma arma e munições. Depois não adianta lamentar…

Fiquei apavorada com essa tragédia! Esse homem que matou as crianças é um louco… nem sei definir que tipo de ser humano faz isso.
O que mais me deixou nervosa foi a proximidade do local em que isso aconteceu, pois grande parte da minha família mora em Realengo e fica realtivamente perto da minha casa. Ontem, aconteceu em um bairro vizinho, amanhã pode acontecer na esquina da minha rua, com um ente querido meu…

Professora esse acontecimento foi horrível, as vezes me pergunto, que deve significar a palvra VIDA pra eles ou aonde esse mundo vai parar. Treze adolescentes que tinha muita coisa pra viver, pra construir, e esse indigente vai e tira a vida deles como se fosse nada. Sem mais o que dizer !

Poxa professora, isso que aconteceu foi uma tragédia mesmo… Ninguém poderia esperar uma notícia de algo tão grande. Eu conheço uma das vítimas, a Thayane, ela tá sem sentir as pernas ainda porque tem um estilhaço na coluna, ela passou por duas cirurgias, mas não conseguiram retirar o pedaço da bala ainda ;s
Graças a Deus ela ta se recuperando das cirurgias, espero que dê tudo certo pra ela e pra todos os feridos. [LUTO]

Achei terrível esse atentado, acho que os problemas deste garoto vão além do que imaginamos. Só penso nas familias, você leva seu filho para escola, para estudar e ter um bom futuro, quando ele perde o direito de ter um.

Achei esse acontecimento um absurdo. Como um ser humano tem coragem de matar o outro desse jeito? É muito sangue frio. Espero que esse fato não encoraje outros ”animais” a ter tal atitude imensamente ridícula.

João Gabriel da Costa
T: 2001

Muito triste mesmo, Rebeca. :-(

É verdade, Lucia. Eu também fiquei muito abalada com esta notícia e imagino a dor das famílias…. :-(

Amanda, rezemos para que este tenha sido o primeiro e último acontecimento do gênero. Foi horrível demais.

Muito triste, Frederico!

Taiana, nem consigo imaginar tamanha dor….

Imagine como seria se você tivesse um filho pequeno e o deixa na escola acreditando que é o lugar mais seguro que a criança poderia estar e horas depois alguém liga para você da escola, você logo imagina que no máximo seu filho não está se sentindo muito bem ou coisa assim e ouve dizer que ele acaba de falecer.
Eu não só fiquei triste com esse acontecimento mas eu senti como se uma daquelas crianças fosse alguém muito próximo de mim, me deu um aperto no coração e sempre que vejo a notícia no jornal me bate uma tristeza tão profunda que chego a chorar e me pergunto: Por que? Pra que? Elas são apenas crianças, que mal podem fazer? Meu Deus o que está acontecendo com essas pessoas?
Sinto muito por todas as famílias que sofreram por essas perdas e acredito que pelo Brasil à fora essa dor comove cada vez mais pessoas :’(

Marcelle Gomes, 2002.

Marcelle, com certeza, esta dor que você sente, todos nós brasileiros estamos sentindo. It’s all very sad. :-(

Quando me contaram sobre essa tragédia eu não acreditei, pois eu tinha acabado de sair do Nave e não sabia de nada, pois essa tragédia aconteceu de manhã e nesse tempo eu já estava no colégio.
Eu ainda não consigo acreditar no que aconteceu e eu não consigo nem imaginar o tamanho da dor dessas famílias que perderam seus filhos ou aquelas que seus filhos estão internados no hospital. Imagine só os pais deixando os filhos todos os dias na escola pensando que eles estão em um lugar seguro onde eles vão aprender matérias e assuntos novos e desconhecidos para elas e derrepende nesse mesmo dia e dentro da escola o lugar que era considerado seguro para eles o seu filho talvez único morre vitima de um psicopata. Até agora não consigo pensar o que leva uma pessoa a fazer uma coisa dessas.
Essa tragédia abalou todo o Brasil, todos estão indignados e tristes pelo o que aconteceu, pois as vitimas eram apenas crianças que ainda tinham muito o que viver.

Nome: Sabrina do Nascimento
Nº.: 28
Turma: 2003

É impressionantemente triste como pode existir pessoas que tem a capacidade de cometer barbáridades como esta, ainda mais com crianças.
Para quem pensava que em comparação ao EUA o Brasil estava insento de manchetes como essa, está ai a prova de um grande engano.
Para nós telespectadores dessa tragédia, resta apenas demonstrar a soliedariedade para com as famílias que perderam seus entes queridos.

Janine Barbosa Torquato
3003

Professora, não irei julgar esse homem. Ninguém sabe o porquê de tamanha crueldade, mas quem sou eu para falar? Um ser humano que erra e erra, assim como ele.
Confesso que fiquei muito abalado com isso tudo, refletindo nesse assunto o tempo inteiro. Por que crianças? Essa era a pergunta que apontava, diretamente, na minha cabeça.
Transcrever o sentimento de um pai ou uma mãe que perde o seu filho com apenas treze anos, não tem como relatar. Triste é saber que, nunca mais poderão ter ao seu lado aquele que nasceu de seu ventre, ajudaram a criar e foi ensinado a ver a vida assim como ela é.
Palavras não vão descrever o que e porque aconteceu, mas é isso que torna o povo brasileiro cada vez melhor: a disponibilidade em ajudar quem precisa, acolher o aflito e chorar com aqueles que pranteiam por tão grande dor.

Lucas Sereda. Turma: 2001.

Isso me lembra uma música do metallica “SAD BUT TRUE”. Realmente é muito triste, entretanto, temos nossa parcela de culpa nisso. Anos ridicularizado trouxeram a tona uma mente pertubada. Nós criamos o monstro, a sociedade criou o monstrou e não sou como doma-lo. Tudo bem, podemos ter como “justificativa” que ele era apenas um doente mental, mas sinceramente será que se esse rapaz tivesse um acompanhamento familiar bom e algum cuidado da escola será que isso teria acontecido? Bem… essa resposta não teremos e cabe a nós pensarmos antes de fazer aquelas brincaderinhas inofensivas. Um amigo do Wellington, de colegio, uma vez disse que um dia ele iria matar muita gente. E o que era uma simples brincadeira se tornou real. É claro que isso não significa que iremos agir como santos, mas sim sermos mais cautelosos.

Flavia Veloso 3003

Boa reflexão, Flavia!

Esse acontecimento foi realmente chocante, Triste, por conta de todas essas crianças que foram levadas por um maniaco. Isso tudo já estava praticamente avisado, quando falaram que ele um dia mataria muita gente no colégio. E o pior de tudo é que ele ainda escolheu as vitimas e fez tudo muito rápido. Triste devem estar agora os pais por não terem aquela criança que se originou deles do lado deles. Concordo com Lucas Sereda que não devemos julga-lo e realmente não saberemos o motivo de terem sido crianças as vítimas

Esse fato marcou muita gente, tanto até que até nos jogos de futebol, quando geralmente é feito o 1 minuto de silêcio, raramente as torcidas se calam no mmomento e incrivelmente elas se calaram ,pelo menos aqui no Rio as torcidas dos times grandes, além das homenagens feitas, mostrando a força de comoção desse fato, com a reação de todo esse publico, ja que o futebol é acompanhado por tanta gente, além de ser emocionante voce ver um fato que te abala e saber que tem muitas pesssoas compartilhando o mesmo sentimento.

Nome: Bruno Leonardo Turma: 2003

Não consigo nem considerar esse cara como um seR humano, pois um ser humano de verdade não teria coragem de matar crianças inocentes. Não resta dúvidas de que ele tem problemas e que precisam ser curados, pois não quero ver novas crianças vitimas dele.
As vezes paro e me coloco no lugar dos familiares que perDeram suas crianças, e posso imagInar a dor que eles sentiram ao sabEr da perda. Imagine, você deixa seu filho, neto, sobrinho, etc.. na escola, onde você acreDITA ser um lugar seguro e depois de algumas horas descobre que sua criança foi morta, sem nenhum motivo. Muito doloroso e inconformável, sem dúvida.
Só espero que casos como esse não venham a acontecer novamente, que principalmente a segurança dos colégios melhore, para que pais e mães possam deixar seus filhos na escola, sem a preocupação de não encontra-los mas vivos quando voltarem.

Gracielly Sampaio – 2002

É inaceitável esse tipo de conduta de um ser humano. Como pôde ser capaz de atirar em crianças? Ele foi extremamente covarde, ainda mais ao se matar. O que piora tudo é saber que ele não é o único maluco no mundo. As tragédias estão aí, acontecendo todos os dias em escala global =/

Eu fiquei muito triste com o ocorrido e mais ainda pela família das vítimas. Nada justifica a atitude deste homem por agir com tanta crueldade com estas crianças e isso só prova mais uma vez que falta amor no coração das pessoas. Sei que não devemos julgar as pessoas, mas depois de um ato como este fica difícil não julgar tamanha crueldade.

Caryne Rossler 2004

È triste saber até onde a maldade humana pôde chegar, esse acontecimento foi realmente muito choCante, fico muito triste pelas crianças que morreram nesse acontecimento terrivel.

Isabela Caroline
2001

Professora essa crueldade me deixou muito abalado. Quando eu li o acontecimento pela internet não fiquei muito triste ( até porque eu não sabia que tinha sido em uma escola e que crianças eram as vitimas), mas quando eu cheguei em casa e vi o noticiário juro para a Sr. que me deu vontade se chorar. Porque que nesse MALDITO mundo ( desculpe o termo “maldito”) existem pessoas dessa indolE ?
Sério, isso mudou minha semana toda e garanto que de alguma maneira isso vai mudar a minha vida.
A nossa unica salvação é rezar para que uma tragédia covarde dessa nunca volte a acontecer e pedir muita Proteção a Deus.
_________________________________________

Bruno Henrique Da Silva Travessa Turma: 2003

Como uma pessoa pode fazer isso? Só sendo retardada mesmo. Deus que me perdoe, mas ele fez bem em se matar, se estivesse vivo iria sofrer muito mais na prisão. Talvez iria ser espancado, molestado, e etc. Por que isso foi acontecer?
E as crianças que presenciaram aquilo, como vão ficar agora? Espero que fique tudo bem com elas e que os familiares dos falecidos, se conformem, vai ser difícil, mas fazer o que?

João Paulo S. de Lima – 2004

Uma tragédia. O governo não pode mais admitir que as escolas municipais fiquem SEM segurança, precisamos ter certeza que nosso filho vai voltar para casa quando a hora chegar, sem ficarmos com medo ou algo parecido. A única coisa que podemos fazer agora é rezar pelas famílias das vítimas e nao devemos guardar rancor de wellington, porque não nos fará bem.

Nome: Lilian de Castro. Turma: 3004.

Professora, a senhora não tem noção de como eu chorei com essa notícia!!! Praticamente em todo noticiário televisivo que anunciava esse desastre, eu desandava a chorar de novo.
O que mais me impressionou foi que, para mim, esses tipos de chacinas só ocorriam nos EUA.
Doce ilusão…

Gabriel Cruz Freitas/2004

E muito triste receber uma noticia dessas, imaginem o desespero dos familiares na hora do massacre, a dor das mães sabendo que seus filhos, estão no meio do fogo cruzado e pensando que o colégio era um lugar seguro para suas crias.

E muito triste receber uma noticia dessas, imaginem o desespero dos familiares na hora do massacre, a dor das mães sabendo que seus filhos, estão no meio do fogo cruzado e pensando que o colégio era um lugar seguro para suas crias.

Nome:Pedro Paulo de Siqueira Gomes Turma:3004

Achei trágico, mas acho que a mídia dá espaço demais pra isso, acaba sendo muito sensacionalista, as vezes penso que eles nao tem nada melhor para noticiar, é só acontecer algo grave que eles fazem um alarde…

Carlos Moncken T 3003

É muito triste saber que esse tipo de coisa vem acontecendo mais frequentemente nas escolas principalmente as públicas, e ainda mais nesta escala de mortos e feridos, é muito triste também ver como as famílias das vítimas estão se sentindo após essa barbaridade e também o trauma dos alunos que sobreviveram, sabendo que eles dificilmente vão se recuperar de um choque tão grande que foi de ver seus amigos sendo mortos a sangue frio, e esse homem que fez tudo isso é um fraco e covarde pois não conseguiu superar tudo o que aconteceu com ele naquela escola, ou seja foi um covarde de ter matado várias crianças inocentes e marcado tristemente a vida das famílias enlutadas e ainda mais covarde e fraco por ter se matado e chocado todas as pessoas próximas dele e que a conheciam, fico pensando se um sujeito como este não pensa na sua própria família e nas famílias que ele destrói, e depois se mata como se fosse um ato memorável e ainda pede um enterro honorável para ele, Professora peço que não interprete mal minhas palavras mas por mim eu não faria nada do que ele pediu, eu o queimaria e jogaria no lixo porque foi tudo o que ele se tornou após tamanho ato repugnante que ele teve. Peço novamente desculpas pela minha indignação.
William Yukio
2002

É muito triste ver como uma pessoa estraga sua própria vida e a de outros. Fiquei muito chateada com o que aconteceu durante a vida do assassino, só quem passa por isso sabe como ele sente. Isso não justifica o que ele fez, descontar em quem não tinha nada haver. Ele podia ter tentado esquecer tudo o que aconteceu e ter seguido a vida… Infelizmente não foi possível.

Ingrid – 3003

Acho que este fato ocorreu por uma falha que existe na segurança das escolas do Rio de Janeiro. Hoje em dia, qualquer um entra numa escola sem ser revistado. E esse qualquer um, pode acabar sendo um assassino, como ocorreu nessa escola. Eu desejo muito que essa realidade mude para melhor, para que no futuro, meus filhos possam ir a escola com mais tranquilidade.

Vitor Martins 2003

Acho que desde que me entendo por gente, não senti uma dor junto com uma revolta tão grande no meu coração. Como que uma pessoa pode ser capaz de fazer uma coisa desse tipo. Até então, eu so sabia de tragédias pela tv, e me deparar com um crime desse bem perto de mim, me fez rever muitoS conceitos que estavam esquecidos. Nada, absolutamente nada justifica o que ele fez. Acho que o maior alivio que podemos ter agora além, do Wellington estar morto, é ver que nos brasileiros, cariocas enfim… estamos juntos pra tudo. Não é a primeira vez, que acontece uma lastima e nós nos unimos… é bom poder contar com o apoio e a solidariedade da sociedade, porque dentro do coração das pessoas que vivenciaram isso, da um certo alivio. Meu afilhado me falou uma coisa que me emocionou bastante… ele disse ” Papai do céu, estão chegando, maIs doze anjinhos ai, para ficarem ao seu lado, cuide deles, AMÉM”

Bárbara Corrêa , Turma:3004

O cara era louco mesmo, já tinha meio que planejado tudo, escrito carta de “despedida” e pesquisado horário e tudo mais.Fico com muita raiva quando vejo essas coisas acontecerem, principalmente no país onde vivo. Desejo muita paz as famílias das vítimas.

Turma : 3004

É realmente muito triste ver algo do tipo. Até onde chega a cabeça das pessoas por traumas do passado, como ele mesmo confessou ter sofrido.
A muito o rezar pelo nosso mundo porque fica cada vez pior “/

Carolline Marinho 3003

Este caso abalou o Brasil inteiro, foi um fato muito chocante,que Deus ajude as famílias que perderam seus filho ou estão feridos devido este incidente e que este ser irracional pague pelo crime que ele cometeu aonde quer que esteja.

Nome: Paulo Afonso Silva De Macêdo. Turma:2004

complementando o comentario do meu colega bruno leonardo as torcidas do vasco no jogo do sabado logo apos a desgraça estavam todas com as faixas de T.O. pretas e todos presentes no estadio c calaram…

porem ñ éh o primeiro e infelizmente ñ éh o ultimo mas um cara desses pra mim tem q passar o resto da eternidade sofrendo…

bruno mota-2004

O pior que coisas assim são impossíveis de se evitar,
ninguém nunca imaginaria que um homem, “louco” entraria em ESCOLA, armado e carregado totalmente, e atiraria em CRIANÇAS.
Muito triste isso.

Atos impensados como esse, só demonstram a desestabilidade da sociedade de hoje. A que ponto teremos que chegar para entendermos que o mal só trará mal. PAZ !!!!

Foi realmente chocante o que aconteceu, e é assustador saber que existem pessoas assim, mas, não é nehuma novidade para o mundo. Ficamos imaginando como as famílias dos mortos se sentiram, uma sensação horrível de perder um filho, sem motivos.

Jéssica Batista
T: 3004

Eu fiquei muito triste e surpresa com a frieza do atirador!
As crianças não mereciam pagar pelo o que ele sofre quando era jovem, e também não é desculpa, ele matar por que ele sofreu bullying, na sua infância.
Precisamos de muita paz e amor nesse mundo!

Bárbara,
Que fofo do teu afilhado… Mas esse acontecimento mexeu com todos nós. ASSUSTADOR, REVOLTANTE….

Pois é.
Vitor, acabou que não vi o teu site. Mande o link depois, ok?

William,
A sua indignação é compartilhada por todos nós. :-(
Muito triste tudo isso.

Eu tento imaginar o que se passou na mente daquele maníaco, ele deveria estar “possuído”, uma pessoa em sã conciencia por mais maluca que for nao iria fazer uma barbaridade dessa.

Porem o ministério de segurança publica, tem que rever os conceitos, sobre as seguranças nas escolas, pois agora podemos perceber q infelizmente existem malucos, com capacidade de fazer essa atrocidades, vivendo em nosso meio.

Este é o nosso grande pavor, Gabriel. O Brasil agora entrou para as estatísticas, infelizmente.

Eu ainda não consigo entender como uma pessoa pode ter um coração tão seco e duro. Problemas existem na vida de todos e são possíveis de serem resolvidos por mais dificeis que pareçam. Não é justo acabar com vidas inocentes e destruir famílias por frustrações e revoltas.

Se eu pudesse resumir toda a ação daquele infeliz em uma só palavra, ela seria covardia!
Imagino que todos nós ESTAMOS DIVIDINDO O MESMO SENTIMENTO COM RELAÇÃO À ESSE FATO OCCORRIDO,TRISTEZA, INDIGNAÇÃO, LUTO….
Sinceramente, não sei aonde esse mundo vai parar…

Claudio Luiz 2004

Depois de ter visto a matéria pela 1a. vez, e ter visto a carta dele no globo.com, eu fiquei pensando: Como um ser que faz algo como isso pode querer ser tocado apenas por pessoas puras, ou se impuras, apenas com luvas?

É deprimente o ponto em que o mundo chegou, prefiro não comentar a respeito deste assunto pois causa muita polêmica, mas eu sinto pelas pais que perderam seus filhos.

Mayara Coelho T:3003

É algo horrível. Sinto muito pelas famílias, a perda de parente querido já é uma dor muito grande, imagina desse modo. Em questão de segundos uma pessoa consegue acabar com os sonho de muitas. Se a pessoa está revoltada com algo, não precisa acabar com a vida dos outros, afinal só temos uma para aproveitá-la ao máximo.

Com noticias como essas vimos como o ser humano não tem mais respeito nenhum pelo próximo.

Muito triste isso, a crueldade que essa pessoa teve foi enorme, não sei como ele teve a coragem de entrar em uma escola e matar crianças incapazes de ser defender, só em pensar no desespero daquelas crianças na hora me da uma angustia.
Temos que da graças as Deus que esse maníaco foi morto antes que o massacre fosse bem maior.

Nome: Rodrigo Cardoso Garcez Fiaux
Turma: 2003

Quando eu fiquei sabendo dessa tragédia eu
fiquei absolutamente abmismada, pois como uma pessoa pode fazer o que esse psicopata fez? Imagina como as mães ficaram sabendo que na escola de seu próprio filho que elapensa que é segura, esta acontecendo uma crueldade dessas. Foi muito triste, todos nós ficamos abalados e esse covarde teve o que mereceu.

Stephane Soares. Turma: 2002

Mesmo depois de tanto tempo, é ainda muito inacreditável pra mim que toda essa chacina tenha acontecido. Não dá pra acreditar que um ser humano, tenha tamanha crueldade no coração para ser capaz de matar crianças, que por mais que ele tenha “seus” motivos, o bullying sofrido na infância, não justifica ele ter matado pessoinhas que não tinham nada a ver com a história. Muito, muito triste todo esse ocorrido, mas que isso sirva de lição para aqueles que gostam de zoar e humilhar o próximo. Isso nada acrescenta na vida deles.

Mariani Macedo
Turma: 2001

Somente um cara doente teria coragem de fazer uma coisa dessas, como ele pode matar crianças inocentes por vingança?! Espero que as coisas mudem daqui pra frente, a respeito do bullying nas escolas. Porque isso foi o principal motivo de tudo isso ter acontecido, e se nada mudar, algo mais grave pode acontecer. Então cada um tem que fazer sua parte, porque poderia ter sido um parente seu naquela situação.

Aluno: Ygor Tenorio
Turma:2002

Teacher, I agree with theM
Someone like that guy, needS to die. I can’t understand why people are able to do thOSE things
Flavio Coutinho
T 2003
N 13

Infelizmente sabemos que existe esse tipo de pessoa que nasce apenas para fazer o mal sem pensar no seu proximo o mais triste e saber como uma pessoa desse tipo conseguiu arrumar uma arma tão fácil e assim fazer uma crueldade tão imensa como essa.
DanielOliveiraT:2002

Simplesmente não consigo entender, não entra na minha cabeça como alguém pode ser tão frio a ponto de fazer esse tipo de coisa com crianças. Acho que nada dá motivo pra uma coisa como essa. Imagina se cada pessoa que tivesse problemas, sejam familiares ou de relacionamento, resolvessem entrar numa escola e atirar em crianças.
Onde esse mundo vai parar? Quando as pessoas vão mudar? Será necessário que mais coisas terríveis como essa aconteçam pra que as pessoas mudem?
Um dos grandes problemas do ser humano é esquecer rapidamente das coisas. Infelizmente nós ficamos muito comovidos e preocupados com certas catástrofes, mas se nós ou alguém que conhecermos não estiver envolvido voltamos para as nossas vidas, para nossa rotina e acabamos nos esquecemos de tudo que aconteceu.
Nos preocupamos muito enquanto a tragédia está na mídia, mas logo depois que ela saí de “circulação”, nós também nos esquecemos.
Alguém por acaso sabe como estão às vítimas da catástrofe na região serrana? Ou alguém tem informações sobre as famílias que sofreram com o desmoronamento no morro do Bumba ano passado?
Daqui a pouco esse fato em Realengo, será apenas lembrança…
Que nós não nos conformemos com um mundo assim, mas que possamos mudar, e assim transformar a realidade que vivemos.

Gabriela Mello Bueno Pereira
Turma:2001

ótimo questionamento, Gabriela!

Não gosto da forma que as pessoas generalizam, dizendo ser pura crueldade humana etc. Isso é ridículo, pois todos nós somos seres humanos e ninguém sai matando por isso, pelo contrário, evitamos essas ações justamente por “pensarmos” ser mais evoluídos e capazes de viver em harmonia dentro de uma sociedade.
Eu tenho um coração mole até demais, não gosto de magoar as pessoas, e até furar fila me deixa com a consciência pesada. Talvez por isso, essa notícia tenha mexido comigo de tal forma, que mudei meu pensamento sobre a vida…

Marcus Estevan
2001

Leave a response

Your response: