21st fev, 2011

Welcome Everyone!!

Prezados alunos do segundo ano e turmas 3003  e 3004,

Esta postagem é uma adaptação do primeiro post que fiz quando inaugurei o NAVEGATE com os alunos de 2010.

Sejam todos bem-vindos a este espaço! O objetivo deste blog é torná-lo uma extensão de nossas aulas. Espero poder contar com a participação e a contribuição de vocês, sejam através de comentários, sugestões e/ou críticas construtivas! A carga horária de língua estrangeira, como sabem, está longe de ser suficiente, por isso, façam deste espaço, mais uma oportunidade para aprendizagem.  Teremos músicas, curiosidades da língua inglesa e das culturas anglofônicas, avisos, dicas de cursos, eventos, poesias e tudo mais que for relevante para a vida escolar de vocês.

Neste post de apresentação, quero explicar a vocês o porquê do nome criado para o blog, NAVEgate. Primeiro, achei importante usar a sigla de nossa escola no título a fim de criarmos uma identificação imediata com o nosso público alvo: vocês, alunos e eu, Sonia, docente e eterna aprendiz,  e que juntos fazemos parte do Núcleo Avançado em Educação (NAVE) / Colégio Estadual José Leite Lopes (CEJLL).

A partir da sigla NAVE, decidi fazer uma brincadeira com as palavras da língua portuguesa e inglesa! Em inglês, existe o verbo ‘NAVIGATE’. Como vocês podem imaginar, este verbo significa navegar e sua grafia é com ‘i’ e não ‘e’ em inglês. Mas para manter a nossa sigla NAVE, eu criei este PUN.  ‘Pun’ em português significa trocadilho, um brincar com as palavras, seja por motivos humorísticos ou retóricos. Sempre há muitos ‘puns’ em piadas, por exemplo.

Se observarmos ainda a palavra NAVEGATE, ainda temos uma outra palavra existente na língua inglesa: o significado mais comum para palavra ‘gate’ é ‘portão’. Não sei se vocês já observaram no aeroporto, mas quando o vôo é anunciado, chegada ou partida, a locutora menciona a palavra ‘gate’ seguido de um número: gate 6, gate 5, etc:

´ Now boarding, gate 5′ –> Embarque imediato, portão 5.

‘Now arriving, gate 6′ –>  Desembarque,  portão 6.

É importante percebermos que as palavras SEMPRE precisam de um contexto para fazerem sentido. É sempre muito perigoso acharmos que uma determinada palavra possui apenas um significado cristalizado. Isso não acontece na língua portuguesa, assim como não acontece na língua inglesa ou em qualquer outro idioma.

Feitas as explicações do título, desejo sinceramente que este blog seja um instrumento de motivação para nosso objetivo primordial: ajudá-los no processo de aprendizagem da língua inglesa, ajudá-los também a se prepararem com as ferramentas necessárias para que se tornem cidadãos bem sucedidos pelo mundo afora, a começar pelos vestibulares e ENEM!

Espero que esses momentos de aprendizagem se tornem algo muito significativo na vida cotidiana escolar de vocês: o inglês em multimídias, o inglês nos jogos, o inglês em roteiro, o inglês nas músicas que ouvimos, nos filmes que assistimos, no trabalho que futuramente vocês irão precisar!  Nos amigos que fazemos fora do Brasil, nas viagens que por ventura fizermos…..

Estou aqui para ajudar! Conto com a ajuda de vocês também!

Vamos aproveitar a viagem?  Let’s enjoy the trip!

Sonia Nascimento

Responses

yeah nice

Leave a response

Your response: