28th fev, 2011

Apresentação profissional: modelos inovadores

Dear Students,

Take a look at this!

Modelos inovadores de apresentação profissional chegam ao mercado de trabalho

Publicada em 26/02/2011 às 20h19m

O GLOBO

RIO – Até aqui porta de entrada das empresas, o currículo, em sua forma tradicional, está se tornando cada vez menos atraente. É que o conjunto de informações que vendem o candidato – principalmente de áreas ligadas à economia criativa, como design e publicidade – está pegando carona na web 3.0, a organização inteligente do conhecimento disponível na internet, e chegando aos recrutadores em formatos totalmente alternativos. São infográficos, vídeos, sites inovadores e postagens em redes sociais, como Facebook e Twitter, em que vale tudo para atrair a atenção do interlocutor, como mostra reportagem de Luciana Calaza e Paula Dias, publicada neste domingo no Boa Chance.

Que o diga Luciano Tardin, que leciona a disciplina “Estágio supervisionado” na ESPM-RJ. Ele desafia os alunos a refletirem sobre a forma de ingressar no mercado de trabalho. E o currículo, claro, faz parte do brainstorm:

- Um gestor de criação quer encontrar, numa pilha de currículos, algo que chame a sua atenção. Um infográfico pode revelar uma série de interfaces de uma trajetória profissional. O acesso ao conteúdo é mais prazeroso.

Confira aqui parte de um currículo (fictício), que usa diferentes elementos gráficos

O designer gráfico carioca Carlos de Oliveira Júnior, de 26 anos, recorreu aos diagramas para mostrar, através de uma colorida linha do tempo, sua aquisição de conhecimento acadêmico e de experiência profissional.

- Já vinha pesquisando formatos inovadores de diagramação para meu currículo. Acabei optando por um infográfico – diz.

Currículo fictício: experiência, formação e prêmios na linha do tempo

Os amigos Felipe Menezes e Maicon Silveira, de 22 e 24 anos, optaram por um caminho diferente. Criados em Volta Redonda, tiveram a ideia de gravar um vídeo que registrasse sua busca por um emprego no Rio. Com 15 minutos, o minidocumentário “Um dia de caça” mostra sua peregrinação para divulgar seus portfólios em agências de publicidade da Zona Sul.

- A ideia de gravar surgiu porque estávamos com um amigo (Bruno Rodrigues) estudante de cinema. Pensamos que seria legal mostrar o trabalho de forma inusitada. O currículo ainda é importante, mas formas diferentes de produzi-lo e entregá-lo podem contar pontos – diz Felipe, que está trabalhando na agência Gioi Propaganda.

Notícia extraída daqui.

Responses

Sim, é importante mostrar seus conhecimentos obtidos e opção profissional em diferentes plataformas, mas deve-se ter cuidado, pois de uma apresentação curricular pode ir à exibição pessoal.
O importante é acumular projetos bem sucedidos, conhecimento, premiações e tudo que possa acrescentar no currículo e ter fé.
No final, podemos ter a certeza que não importa tanto o modo de apresentação, mas o profissional em sim e sua competência.

Rodrigo Rocha – Nave: 2004

É uma inovação brilhante e perfeitamente cabível, já que podemos moldar e chamar atenção especial para aquilo que queremos, sem dar chance para que o empregador releve algum tópico que não nos ajudaria. Além disso, há a questão de modernização e ainda funciona como vitrine para uma habilidade especial do candidato, a de trabalhar com elementos visuais harmonizados e pertinentes.

Pedro Henrique T. 2004

É uma inovação brilhante e perfeitamente cabível, já que podemos moldar e chamar atenção especial para aquilo que queremos, sem dar chance para que o empregador releve algum tópico que não nos ajudaria. Além disso, há a questão de modernização e ainda funciona como vitrine para uma habilidade especial do candidato, a de trabalhar com elementos visuais harmonizados e pertinentes.

Pedro Henrique França T. 2004

Wow! Eu simplesmente amei esse novo modelo de currículo! Dá pra apresentar muito bem quem você é e todo o seu Portfólio. Fazer um vídeo também é uma grande ideia.

Muito legal!

:D

I agree with you, Rodrigo!
Concordo!

Right, Pedro!

Que bom que você gostou! Fica a dica! :-)

Achei bem interessante,este novo modo de se criar o curriculum, pois so amostra o que podemos aproveitar e fazer de forma mais profissional e interativa, as coisas com o auxilio da tecnologia da computação.

Nome:Paulo Afonso Silva De Macêdo. Turma: 2004

Pra nós que pretendemos ser profissionais nesse ramo e que aprendemos a fazer esse tipo de coisa, ler isso pode gerar uma ótima ideia e quem sabe, quando formos procurar emprego com um currículo diferente desses, possamos facilitar a nossa entrada no mercado de trabalho…
Obrigada pela dica, professora.

Que bom que gostou! :-)

Amanda,
Talento a vocês não falta!
Mas a apresentação é tudo!
Kisses,

No mercado de trabalho atual com grande número de candidatos preparados irá se destacar aquele que for diferente, claro obedecendo um conceito ético e moral.
Achei muito interessante essa nova forma de currículo isso faz um diferencial em relação a candidatos que obedecem o padrão mais antigo.

Alzair Manoel, turma: 2004

É totalmente viável essas novas formas de currículo, ainda mais para os Nativos Digitais que com certeza viverão isso daqui a alguns anos;
Mas não podemos esquecer o esforço, no final o que conta é o seu talento e superação !
É a criatividade com a tecnologia cada vez mais inovando o mundo !

Charles Santos T:2004 N:07

Achei muito interessante esses novos modelos de currículos. Diz muito bem quem você é, e dá pra se apresentar muito bem !
Laissa-2002

Sabe que eu nunca tinha percebido isso?
Uma boa idéia e muito óbvia por sinal!
Imagine um design apresentando um currículo daqueles em preto e branco e totalmente padrão? Seria loucura.
Gostei da idéia.. mas acho que isso depende muito da profissão também. Não acharia muito legal pra uma empresa que tenha vagas pra pessoas formadas em direito e receber um curriculum todo cheio de cores. rs.
Mas mesmo assim não deixa de ser uma boa dica pra mim, afinal não pretendo fazer direito. rs

Nome: Bruno Marques
Turma: 2003

Bruno,
Com certeza, para a área de vocês este tipo de currículo é super válido!

Coisas novas sempre chamam a atenção de qualquer um. e com um novo molde curicolo, voce pode surpriender, e talves ate entrar na frente de muitoa pessoas no mercado de trabalho. Agora e so soltar a criatividade porque como a senhora disse talento nao falta em ninguem, so basta realmente querer!

desconsidere o anterior era o rascunho que acabei mandando! tudo errado! :(

Coisas novas sempre chamam a atenção de qualquer um. e com um novo molde de currículo, você pode surpreender, e talvez ate entrar na frente de muitas a pessoas no mercado de trabalho. Agora e só soltar a criatividade porque como a senhora disse talento não falta em ninguém, só basta realmente querer!

Ok, Matheus Andrade!

Ideia muito boa essa dos currículos, tudo que e bem feito e criativo chama atenção das pessoas, e então porque não chamaria do seu “futuro chefe”? rs

Tatiana Lemos- 2002

Caramba , muito maneiro e inovador , isso surpreende muito uma pessoa, mais depende da áre que você quer entrar. Porem sendo tao inovado,r assim chamaria mais a anteçao de pessoas no ramo da informatica.
Mais Gostei Muito !

Victor Pacheco
2001

Acho muito interessante esse método! Afinal o mercado de trabalho está cada vez buscando mais criatividade, e inteligência. Com toda certeza, se eu fosse o “chefe” , e visse um currículo desse jeito, sem sombra de dúvida iria colocar esse candidato na frente de muitos outros!

Leandro Barbosa
Turma 2004

Nossa, uma ótima ideia; até porque, nos dias de hoje, temos um mercado de trabalho extremamente competitivo, por isso, qualquer destaque pode gerar um grande reconhecimento.

Matheus Cezar – 22 – 2001

Esta forma de currículo por ser um modelo inovador se torna muito interessante e justamente quem trabalha nessas áreas devem depositar todo profissionalismo e criatividade para a criação deste.
CoM certeza quem mostra um currículo com os aspectos semelhantes a este, passa na frente de muitos, por ser diferente e também por seu merecimento.

Nome : Caryne Rossler 2004

É uma idéia muito inovadora e não deixa de ser uma verdade. Sabemos que hoje em dia é cada vez mais complicado ser empregado, ainda mais se não formos criativos ao ponto de fazer inovações para ter um grande destaque. As empresas procuram por pessoas que sejam criativas e inteligentes, não basta só ser inteligente, tem que saber usá-lá de forma que faça chamar a atenção.

Kyanna Musa – 2002

Leave a response

Your response: