25th nov, 2010

We shall overcome

Esta música gospel americana possui uma letra simples, porém a mensagem contida nela exprime tudo o que nós cariocas e fluminenses sonhamos com a nossa ‘Cidade Maravilhosa’ -  Overcome’ significa superar algo, alguma coisa.

Esta canção era considerada uma espécie de hino na luta pela igualdade entre os cidadãos afro-americanos e os brancos, na década de 1950, quando Martin Luther King Jr, em seus discursos e ações, pregava a igualdade através da não-violência bem aos moldes de Gandhi.

Naquele momento, os cidadãos afro-americanos tinham seus direitos negados: viviam segregados, não podiam votar, tinham lugares pre-estabelecidos nos ônibus para que não se ‘misturassem’ com os brancos. Certamente algo devastador, horrível, inimaginável nos dias de hoje.

Além de estarmos no mês da Consciência Negra, pensei nestes versos como uma espécie de analogia, com a situação que vivenciamos hoje na cidade do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, é uma inspiração para pensarmos em dias melhores para nossa cidade. Dias  de paz. Dias de liberdade e superação.

Vivemos também segregados e com medo por causa da violência.

Mas, dear students and other readers, não podemos nos entregar! No way!

Como a música mesmo diz: “We shall overcome” – Nós vamos superar!  Um dia conquistaremos o nosso direito de ir e vir novamente. Se Deus quiser.

Gostaria que vocês ouvissem esta linda interpretação de Diana Ross em Budapest.

Tomem cuidado! Take Care! But let’s not give up! Não vamos nos entregar!

Responses

Linda música, professora.
Todos nós precisamos encontrar paz nos dias atuais que está cheio de conflitos, confusões e guerras.

“Como a música mesmo diz: “We shall overcome” – Nós vamos superar! Um dia conquistaremos o nosso direito de ir e vir novamente. Se Deus quiser.”Pode ter certeza que em um dia encontraremos tudo o que precisamos, a paz.

Raphael Botelho – 3001

Mesmo com todo preconceito e direitos negados pelos norte – americanos, eles lutaram pelos seus direitos.

Nossa!

Ficou lindo!!

Esse disrcurso do Martin Luther King ficou muito bonito como música!
Se eu não estou enganada, a Diana Ross não é a rimeira cantora que grava esse dicurso como música, mas na voz dela ficou simplesmente PERFECT!

We shall overcome someday, I do believe!!!
Somos brasileiros, e como dizem:

Brasileiro não desiste NEVER!

BraZilians never give up!!!

Está correto??? YES!

Beijos, prof. (K)

Thayanne Aquila
Turma: 2004

Leave a response

Your response: