13th nov, 2010

GREEN NATION FEST

Dear Students,

Se fosse vocês, participaria!

Caso participem, não deixem de nos avisar para que possamos votar nos projetos de vocês!



Os textos abaixo foram retirados do site do Green Nation:

Regulamento

O FESTIVAL

O GREEN NATION FEST é um evento que reúne – dentre outras ações – uma mostra competitiva de filmes, roteiros de ficção, micro-reportagens, projetos arquitetônicos, blogs, microblogs (Twitter), álbuns de fotos e fotos com a temática da sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.

Tem por objetivo incentivar a produção de obras audiovisuais, criar ambientes de difusão e contribuir para o engajamento da sociedade em questões fundamentais para a manutenção e melhoria das condições de vida na terra.

As obras inscritas serão submetidas a júri popular e oficial.

O GREEN NATION FEST é uma realização do CIMA, ONG sem fins lucrativos com sede na Rua Arnaldo Quintela, 62, Botafogo, inscrita no CNPJ/MF sob o nº. 00468786/0001-76, na Cidade do Rio de Janeiro, no Estado do Rio de Janeiro.

As Categorias “Micro-Reportagem” e “Roteiro de Ficção” são uma realização conjunta com a TV Globo, através do Programa Fantástico.

A Categoria “Arquitetura Sustentável” é uma realização conjunta com o Instituto dos Arquitetos do Brasil/RJ.

1. INSCRIÇÕES

1.1) Qualquer pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira, poderá participar com uma ou mais obras, independente da categoria. Cada inscrição corresponde a uma obra. Menores de 18 anos poderão se inscrever, desde que preencham, nos campos correspondentes, o nome e o CPF do representante legal.

1.2) O produto audiovisual pode ser captado por diversos meios disponíveis (35mm, 16mm, câmera de vídeo, câmera fotográfica, celular, computador e Mini-DV).

1.3) O filme pode ser enquadrado nas seguintes categorias e tempo de duração:

Pessoas físicas:
Filmes
- Depoimento (até 1 min)
- Documentário (até 4 min)
- Animação (até 2 min)
- Ficção (até 3 min)
- Fantástico/micro-reportagem (até 2 min)
- Fantástico/roteiro de ficção (até 2 min)

Álbuns de fotos
Fotos

Pessoas jurídicas:
Filmes
- institucional (até 3 min)
- filme publicitário (até 2 min)

Pessoas físicas e jurídicas:
Blogs e Microblogs.

1.4) As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente através do site www.greennation.com.br entre os dias 11 de agosto de 2009 e 30 de janeiro de 2011.

1.5) No ato da inscrição, o participante deverá cadastrar sua obra da seguinte forma:
- Vídeos: upload do arquivo de vídeo para o site do festival ou indicar o caminho do vídeo de sua autoria no YouTube, preenchendo todos os campos do formulário corretamente;
- Blog: indicar o endereço do blog de sua autoria
- Twitter: indicar o perfil do Twitter de sua autoria
- Fotos: upload do arquivo de foto de sua autoria para o site do festival ou indicar o caminho da foto no Picasa ou Flickr
- Álbum de fotos: upload do arquivo de foto de sua autoria para o site do festival ou indicar o caminho da foto no Picasa ou Flickr

1.6) Caso o participante tenha optado por fazer o upload:
- o produto audiovisual deve estar em um dos formatos a seguir: AVI, 3GP, MPEG4; com resolução mínima de 320×240 pixels e máxima de 1064×780. O tamanho de cada um dos arquivos não deve ultrapassar 5MB;
- as fotos devem estar no formato JPEG, com tamanho máximo por foto de 10 MB, sitema de cores RGB e resolução de até 72 DPI´s
- os álbuns devem conter fotos no formato JPEG, com tamanho máximo por foto de 10 MB cada, sitema de cores RGB e resolução de até 72 DPI´s

1.7) O arquivo contendo texto (roteiro de ficção) deverá conter até duas laudas, em corpo 12, correspondendo ao tempo médio de 2 minutos da obra finalizada. Só serão aceitos textos em formatos PDF.

1.8) Deverão também ser enviados, junto com os demais dados solicitados na ficha de inscrição:
- filmes: título, categoria, até três temas relacionados, sinopse da obra, que não deve ultrapassar 200 caracteres, considerando também os espaços, além da ficha técnica da obra;
- fotografia: título, até três temas relacionados e conceito da obra;
- álbum de fotos: título, até três temas relacionados e conceito da obra;
- blog: título, até três temas relacionados, data de criação e conceito da obra;
- Twitter: título, até três temas relacionados, data de criação e conceito da obra;

1.9) O blog deverá existir pelo menos um mês antes do ato de inscrição.

1.10) Para participar com Twitter o perfil deve ter, pelo menos, um mês de existência contado a partir do ato da inscrição.

1.11) Caso o álbum em questão exceda as 25 fotos, serão consideradas as 25 primeiras, expostas na primeira página.

1.12) Não haverá inscrição pública para os projetos arquitetônicos, que foram selecionados e encaminhados pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil/seção Rio de Janeiro.

1.13) Não haverá cobrança de qualquer taxa de inscrição;

1.14) O autor se responsabiliza pela originalidade e direitos autorais da obra inscrita, isentando-se de qualquer responsabilidade tanto o Green Nation ou qualquer empresa/instituição parceira que venha por ventura veicular em qualquer mídia

1.15) Não serão aceitas obras que estejam em desacordo com os requisitos definidos nesse regulamento.

1.16) Ao inscrever uma obra no festival, seu autor se declara ciente dos termos deste regulamento e também de que sua obra pode ser desclassificada a qualquer momento caso não corresponda às regras deste documento que rege o concurso.

2 – CONTEÚDO

2.1) Serão aceitas obras que abordem a questão da sustentabilidade e qualidade de vida. No ato da inscrição deve-se assinalar no mínimo um e no máximo três temas dos campos correspondentes:
- agroecologia,
- águas,
- arte e cultura,
- biodiversidade e florestas,
- cidadania ambiental,
- clima,
- consumo sustentável,
- educação ambiental,
- energia,
- lixo e reciclagem,
- saúde e bem estar,
- tecnologia,
- transporte.

2.1.1) Na categoria “micro-reportagem/Fantástico” serão aceitas obras relacionadas aos seguintes temas: água, lixo e/ou reciclagem, transporte, ecoturismo e ambientados. As obras devem ser ambientadas no Brasil.

2.2) Com exceção das categorias “Institucional” e “Publicidade”, as obras que configurarem promoção institucional ou publicitária de uma marca serão consideradas inaptas para o Green Nation Fest, bem como filmes que advoguem em favor de temas político-partidários. Também serão desligadas da competição obras consideradas impróprias para exibição pública, de acordo com a legislação vigente no país e segundo o bom senso da comissão de seleção;

2.3) Os créditos (no mínimo título, produção e direção) deverão constar no filme, dentro do limite de tempo estabelecido para cada categoria.

2.4) Para as categorias Fotografia e Álbum de Foto, o autor deverá escrever um conceito, que justifique a foto no tema relacionado. O texto é livre, podendo ser uma frase, poema, parágrafo dissertativo, etc.

2.5) Para blog e Twitter será necessário escrever uma descrição sobre o que se trata, sendo que para o Twitter essa descrição deverá respeitar o limite de 140 caracteres.

2.4) Obras que não forem de língua portuguesa ou inglesa, devem ter legenda/tradução em português ou inglês.

3. PROCESSO SELETIVO

3.1) Serão excluídos da competição os trabalhos que, conforme este regulamento, não se enquadrem em qualquer dos requisitos exigidos, bem como obras que se apresentem em desconformidade com a lei;

3.2) Até 48 horas após a postagem o responsável pela inscrição receberá informações sobre processo de aceite da obra.

4. JURI

4.1) Júri Popular
O Júri Popular é o próprio público votante; desta forma, quem acessar o site do Green Nation Fest poderá ver e votar nas obras que considerar as melhores nas diversas categorias. A partir de outubro de 2010, os inscritos contarão com recurso a mais que divulgará suas obras: uma página especial que facilita o acesso às obras aprovadas a partir de buscas e destaques randômicos.  Votos considerados fraudulentos pela Comissão Organizadora não serão válidos.

4.2) Júri Oficial
O Júri oficial, composto por personalidades e profissionais das áreas de meio ambiente e do audiovisual, escolherá as melhores obras em todas as categorias, com exceção da “micro-reportagem” e “roteiro de ficção”, que será de responsabilidade do Programa Fantástico.

Tanto para o Júri Oficial quanto para o Programa Fantástico, o Green Nation Fest fará uma pré-seleção das obras inscritas e encaminhará o número condizente com a capacidade de visionamento.

4.3) As decisões do Júri Oficial para as categorias “animação”, “depoimento”, “documentário”, “ficção”, “institucional” , “publicidade” ,“blog”, “Twitter”, “álbum de fotos” e “fotos” e a do Programa Fantástico para as categorias “Micro-Reportagem”, “roteiro de ficção” são soberanas, não cabendo recurso que as contestem.

5. PREMIAÇÃO

5.1) Os vencedores tanto do júri popular quanto do júri oficial serão anunciados durante o evento de encerramento do GREEN NATION FEST em cerimônia de premiação.

5.2) Os autores convidados não domiciliados no Rio de Janeiro farão jus à alimentação (almoço e jantar), hospedagem (com café da manhã), traslado (aeroporto/ rodoviária – hotel; hotel – premiação – hotel; hotel – aeroporto/ rodoviária), de forma a participarem das atividades da cerimônia de premiação;

5.3) Ficam excluídos da responsabilidade da produção todos os gastos não previstos o item anterior (5.2), que qualquer dos convidados venha a assumir, inclusive passagem aérea, terrestre e táxi.

5.4) Prêmios: os premiados receberão o troféu Green Nation Fest além de exibição em veículos de comunicação e mostras temáticas.

5.4.1) O vencedor da categoria “Micro reportagem/Fantástico”, além do Troféu Green Nation Fest, terá a sua obra disponibilizada no site do Fantástico e o Programa irá produzir uma reportagem inspirada nesta micro-reportagem, no mesmo local, citando autor/origem.

5.4.2 ) Os dois vencedores da categoria “Roteiro de ficção/Fantástico”, além do Troféu Green Nation, terão seu roteiro filmado / produzido pelo Fantástico que convidará diretores renomados para dirigí-los. As obras serão exibidas em rede nacional e conhecidas no encerramento do Green Nation Fest.

5.5) O júri poderá, a seu exclusivo critério, propor duas premiações extras.

5.6) Além prêmios previstos acima, a comissão organizadora poderá oferecer prêmios adicionais de acordo com parcerias e convênios que terão divulgação no site do GREEN NATION;

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1) Os autores das obras inscritas cederão os respectivos direitos de exploração ao GREEN NATION, CIMA e suas empresas mantenedoras, controladas e coligadas, para fins comerciais e/ou promocionais, em quaisquer plataformas e nas diversas mídias, pelo período de 02 (dois) anos;

6.1.1) Exclusivamente no caso de comercialização dos conteúdos pelo GREEN NATION, o autor da obra fará jus a uma remuneração a ser determinada pela Comissão Organizadora;

6.2) O participante deve se responsabilizar por eventuais autorizações de uso de imagem, licenças e quaisquer outros documentos necessários ou que envolvam a propriedade intelectual e/ou direitos de terceiros;

6.3) Fica vedada a participação no GREEN NATION FEST a funcionários, prestadores de serviço ou a qualquer pessoa que tenha vínculo empregatício com o CIMA, bem como suas empresas mantenedoras, controladas e coligadas e profissionais ligados a alguma das empresas ou entidades parceiras, ou a parentes, até o 3º grau, de membro do júri ou da organização do GREEN NATION FEST.

Responses

Interessantíssimo o projeto. pena que preciso de ajuda de multimidia para fazer e bastante tempo. Fazer qualquer coisa não vale, ai é melhor nem fazer.

mas
good luck aos concorrentes!

Too bad you won’t participate, João Pedro!

yes, i agree. but i can’t do it now. We have to study and make tests.

See you.

(os.: I like to talk with you in english! ;D)

kiss.

I understand, João: one step at a time.

There wil be other competitions for you to participate! Be sure!

I also love to communicate with you in English! Imagine if I could give my whole classes in English! :-)

it could be the best option.

but we can’t have everything that wee want.bu t we can try . ;D

I understand! :-) We have to learn how to deal with our own limitations.

Leave a response

Your response: