14th set, 2010

ENEM – Dicas de sucesso dos primeiros colocados

Dear Students,

Para vocês aprenderem com as dicas desses alunos que foram muito bem no ENEM!

Publicada em 08/02/2010 às 18h23m Martha Neiva Moreira

Tirar 10 na redação e acertar mais de 95% das questões do Enem parece tarefa para estudiosos de plantão. Quem já realizou o feito garante que estudioso não é a melhor palavra para defini-los. Bem informados e atentos são termos que se encaixam melhor no perfil.

Vinícius Lima Silva, de 17 anos, que ficou entre os cinco melhores colocados do Enem em 2008, diz que, não fosse seu interesse por atualidades, talvez não tivesse tido tanto sucesso no exame. Morador de Feira de Santana, na Bahia, fez a prova quando estava no segundo ano do ensino médio.

- Sempre li jornais ou revistas, pelo menos duas vezes por semana. Estar bem informado é importante para esta prova, mas ser atento é fundamental. No teste Enem que fiz em 2008, lembro que havia pistas da reposta no próprio enunciado. É bom estar ligado nisso.

” Lembro que havia pistas da reposta no próprio enunciado. É bom estar ligado (Vinícius Lima Silva) “


Débora Gutierrez, 18 anos, também foi destaque no Enem de 2008. Ela tirou 10 na redação e acertou 58 itens, em 63, da múltipla escolha. O resultado lhe valeu uma bolsa integral no curso de Engenharia de Petróleo da PUC-Rio.

Além de um ritmo de estudo regular, ela acredita que é imprescindível em uma prova longa o candidato não se ater muito tempo nas questões que não souber:

- Está difícil, passa para outra pergunta. O tempo é precioso neste caso.

Outra dica de Debora é para a prova de redação:

- Enquanto fazia o texto, percebi que não daria conta de fazer uma proposta para solucionar definitivamente a questão do tema. Então, fiz uma espécie de proposta que ajudava a, pelo menos, melhorar o problema. Funcionou. O que me ajudou na hora foi lembrar de redações com temas semelhantes já feitas por mim.

A calma de parar alguns minutos no meio da prova e tentar se lembrar daquilo que se quer pode vir da capacidade de se concentrar, o que, segundo o médico anestesista Bruno Barcellos, foi crucial para seu bom resultado no exame. Em 2001, ele foi o primeiro lugar do Enem na Unirio, com 10 na redação e 97% de acertos na objetiva.

- A prova é muito longa. O entra e sai para ir ao banheiro e beber água ajuda a desconcentrar. Portanto, é importante ter tranquilidade para focar nas questões a cada saída da sala.

Ter a noção de que a decoreba não funciona na prova do Enem também é um fator que tranquiliza, na opinião de Daniella Ratin, 23 anos. Em 2008, seu bom desempenho, um 2º lugar nacional, a ajudou a ingressar em Medicina da USP.

- As questões são de conhecimentos gerais, por isso não adianta ler até o último minuto antes da prova.

Texto extraído daqui.

Responses

São excelentes dicas, a professora de Portugûes (Renata) nos ajuda a estar por dentro do que acontece no dia-a-dia, fazendo perguntas de CM (Conhecimento de Mundo). As provas do ENEM são uma maratona mesmo, é essencial fazer uma parada no meio da Prova. Uma outra dica boa é dormir bastante no dia anterior a Prova, pois assim irá acordar com muita disposição =D

Ahh esqueci, Bruno Bernardino – Turma: 3001

Ok, Bruno!

Estar por dentro dos últimos acontecimentos nacionais e mundiais assim como dominar as disciplinas escolares é essencial para uma boa nota não só no ENEM, mas em todas as provas de universidades.
De fato, é complicado, pelo menos para mim, me manter informada diante da exaustiva rotina de nossa escola. Mas sendo uma coisa necessária sempre é válido um esforço maior : )

Fernanda Emerick 04 3004

Achei Muito Interessante as dicas. Mostra que, muitas vezes, o conhecimento de mundo, e a atenção com os fatos que acontecem no dia – dia, são mais importantes, que a própria Matéria. A Atenção nessa Prova é Crucial.
Lembro-me de muitas vezes, fazendo o simulado, acontece o que o Vinícius Lima disse, a resposta está no Próprio Enuciado.
Muito Interessante, gostei de ter Lido Isto. Obrigado:)

Concordo, Fernanda!

Que bom que você gostou, Rômulo!

Adorei as dicas e estou de acordo que a tranquilidade e atenção ajuda muito, depois que fiz a prova da uerj, percebi que muitas questoes eu sabia, porém a falta de atenção e a pressa em marcar o cartão resposta, atrapalharam um pouco.

Sobre o enem, Se depender da Renatinhaa, graças ao conhecimento de mundo, estaremos capacitados para o enem.

Beijinhoos e todas as dicas serao bem vindas(pelo menos para mim.)

Que bom que você gostou das dicas!
Beijos,

Leave a response

Your response: