2nd jul, 2010

Welcome to our blog!

Sejam todos bem-vindos a este espaço! O objetivo deste blog é torná-lo uma extensão de nossas aulas. Espero poder contar com a participação e a contribuição de vocês, sejam através de comentários, sugestões e/ou críticas.

Neste post de apresentação, quero explicar a vocês o porquê do nome criado para o blog, NAVEgate. Primeiro, achei importante usar a sigla de nossa escola no título a fim de criarmos uma identificação imediata com o nosso público alvo: vocês, alunos e eu, Sonia, docente e eterna aprendiz! e que juntos fazemos parte do Núcleo Avançado em Educação (NAVE) / Colégio Estadual José Leite Lopes (CEJLL).

A partir da sigla NAVE, decidi fazer uma brincadeira com as palavras da língua portuguesa e inglesa! Em inglês, existe o verbo ‘NAVIGATE’. Como vocês podem imaginar, este verbo significa navegar e sua grafia é com ‘i’ e não ‘e’ em inglês. Mas para manter a nossa sigla NAVE, eu criei este PUN.  ‘Pun’ em português significa trocadilho, um brincar com as palavras, seja por motivos humorísticos ou retóricos. Sempre há muitos ‘puns’ em piadas, por exemplo.

Se observarmos ainda a palavra NAVEGATE, ainda temos uma outra palavra existente na língua inglesa: o significado mais comum para palavra ‘gate’ é ‘portão’. Não sei se vocês já observaram no aeroporto, mas quando o vôo é anunciado, chegada ou partida, a locutora menciona a palavra ‘gate’ seguido de um número: gate 6, gate 5, etc:

´ Now boarding, gate 5′ –> Embarque imediato, portão 5.

‘Now arriving, gate 6′ –>  Desembarque,  portão 6.

É importante percebermos que as palavras SEMPRE precisam de um contexto para fazerem sentido. É sempre muito perigoso acharmos que uma determinada palavra possui apenas um significado cristalizado. Isso não acontece na língua portuguesa, assim como não acontece na língua inglesa ou em qualquer outro idioma.

Feitas as explicações do título, desejo sinceramente que este blog seja um instrumento de motivação para nosso objetivo primordial: ajudá-los no processo de aprendizagem da língua inglesa, ajudá-los também a se prepararem com as ferramentas necessárias para que sejam bem sucedidos na avaliação do ENEM que se aproxima!

Conto com a ajuda de vocês!

Vamos aproveitar a viagem! Let’s enjoy the trip!

Leave a response

Your response: